Retrospectiva: Patrulha Maria da Penha torna-se referência de apoio a mulheres contra violência

Guarda Civil Metropolitana realizou mais de 150 atendimentos para o combate à violência contra a mulher

0
480

Guarda Civil Metropolitana realizou mais de 150 atendimentos para o combate à violência contra a mulher

O trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto no atendimento à Lei Maria da Penha em 2022, assegurou o cumprimento de medidas protetivas e a promoção de ações de conscientização e combate à violência.

Somente em 2022, a Patrulha Maria da Penha realizou 155 rondas preventivas e elaborou 18 Boletins de Ocorrência (B.O.), com 11 prisões de agressores em flagrante.

Criada em 2018, a patrulha garante a efetividade da Lei com ações integradas junto à Secretaria de Assistência Social, Ministério Público do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Os agentes da GCM que atuam na Patrulha Maria da Penha são treinados para a proteção, prevenção e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, integrando as ações realizadas pelas redes de atendimento às mulheres em situação de violência mantidas pelo Poder Público.

A GCM e demais órgãos municipais e estaduais estão prontos para ajudar. Qualquer denúncia pode ser realizada pelos telefones, 153 e 3632- 4747, da GCM, ou pelo 190, da Polícia Militar.