Com discurso elaborado para iludir, João Dória engana a população ao dizer que sente compaixão com os “irmãos brasileiros”. De acordo com Dória, o estado de São Paulo tem feito todo o possível para preservar vidas, mas na coletiva ele não mencionou o aumento de impostos sobre centenas de setores econômicos, incluindo itens básicos de consumo, para encher os cofres do Estado enquanto o dinheiro no bolso da população só diminui.
Enquanto criticava e culpava a população por se “aglomerar” nas festas de família no final do ano, Dória esqueceu de mencionar que foi passear nos EUA onde foi flagrado sem máscara fazendo compras com sua esposa, também não mencionou sua turnê de aglomerações para o lançamento da vacina buscando aparecer em todas as fotos possíveis durante esta semana.
Dória também não disse que mesmo com os índices aumentando desde o início do ano, demorou mais de 20 dias para disponibilizar o aumento de leitos no estado de São Paulo, que haviam sido reduzidos no final de 2020. Não apresentou nenhuma medida contra empresas de transporte coletivo que continuam sem disponibilizar veículos extras para que a população possa se locomover sem aglomerações.
Para o aprendiz de ditador e sua equipe a culpa é apenas da população.
Todo estado na fase vermelha
As novas diretrizes do Governo de São Paulo colocam todo o estado de São Paulo na fase vermelha do Plano SP durante os finais de semana e após às 20hs durante toda a semana, as regras entram em vigor na segunda-feira (25). Ou seja, o Governo vai restringir o funcionamento de comércios e serviços durante os finais de semana e implementar uma espécie de “toque de recolher” às 20hs durante a semana.
Com as novas regras divulgadas hoje, aos finais de semana somente os serviços essenciais poderão funcionar, todo o estado entra na fase vermelha aos finais de semana e cada região voltará para a fase atual do plano São Paulo durante a semana, até às 20hs, quando começam a valer as restrições da fase vermelha, ou seja, durante todo o final de semana e após as 20hs durante a semana, somente serviços essenciais poderão funcionar em Ribeirão Preto.
A fase vermelha aos finais de semana e feriados tem validade, a princípio, durante dois finais de semana, dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Ribeirão Preto continua na fase laranja.
Na reclassificação das regiões no Plano São Paulo desta sexta-feira (22), a distrital regional de Ribeirão Preto continua na fase laranja, durante a semana, as regras do “lockdown” se aplicam após às 20hs e aos sábados, domingos e feriados.
Todo o estado de São Paulo regrediu para as fases laranja e vermelha, as distritais de Franca e Barretos foram atualizadas para a fase vermelha, a mais restritiva, que permite o funcionamento somente de serviços essenciais todos os dias e horários, até a próxima reclassificação.
O que funciona na Fase Laranja
(fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Serviços essenciais que podem funcionar na Fase Vermelha
Durante os finais de semana e após às 20hs durante a semana, apenas os serviços abaixo poderão funcionar, respeitando as regras sanitárias.
- Farmácias
- Mercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
- Transportadoras, oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
- Bancos
- Pet shops