Com aproximação dos atos de 7 de Setembro, governadores querem pedir paz

A intenção inicial da reunião seria reforçar ataques ao governo Bolsonaro, mas com o crescimento das manifestações os governadores demonstram preocupação com suas imagens

0
601
Foto:: Montagem

O Fórum Nacional de Governadores quer um encontro com os presidentes Jair Bolsonaro, Arthur Lira (Câmara), Rodrigo Pacheco (Senado) e Luiz Fux (STF).

O pedido foi formalizado na segunda-feira 23 pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). No texto, ele afirma que pretende fazer um encontro entre as autoridades, com a finalidade de “identificar e pautar pontos convergentes e estratégias visando salvaguardar a paz social, a democracia e o bem-estar socioeconômico da população brasileira”.

O grupo de representantes estaduais garante que o documento é uma tentativa de “diminuir a tensão entre os Poderes”.

O juiz do STF comanda inquéritos considerados inconstitucionais por juristas. Nesses procedimentos, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso, bem como o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o jornalista Oswaldo Eustáquio.

A papelada assinada pelos governadores chegou ao Palácio do Planalto em meio às organizações de movimentos democráticos para o Dia da Independência. Brasileiros prometem ir às ruas contra os ataques do STF e pela liberdade.