Início Diversos Após decisão dos "deuses" do STF, Lula será solto hoje (08)

Após decisão dos “deuses” do STF, Lula será solto hoje (08)

Brasil o pais onde vale muito a pena ROUBAR, MATAR. Enterraram a Lava Jato.

- continua após a publicidade -

O magistrado Danilo Pereira Jr atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente, feito com base no novo entendimento do STF sobre prisões em 2ª instância.

O juiz federal Danilo Pereira Jr, da 12ª Vara Federal de Curitiba, atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou nesta sexta-feira, 8, que ele seja solto.

Com a decisão da magistrado, Lula deixará a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba após 580 dias preso. Ele cumpria pena no processo da Operação Lava Jato referente ao tríplex do Guarujá (SP), no qual foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão de Pereira Jr foi assinada às 16h15 e o alvará de soltura expedido às 16h21.

“Portanto, à vista do julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade nº 43, 44 e 54 – e ressalvado meu entendimento pessoal acerca da conformidade à Justiça, em sua acepção universal, de tal orientação -, mister concluir pela ausência de fundamento para o prosseguimento da presente execução penal provisória, impondo-se a interrupção do cumprimento da pena privativa de liberdade. Expeça-se alvará de soltura em favor do executado, encaminhando-o à SR/DPF/PR, com urgência”, escreveu o magistrado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por volta das 11h desta sexta, após uma reunião entre o advogado Cristiano Zanin Martins e Lula na sala onde o petista está preso, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, a defesa do ex-presidente pediu à magistrada a soltura imediata dele. A petição se baseou na decisão tomada na quinta-feira 7 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu prisões de réus condenados em segunda instância para cumprir pena.

Por meio de sua conta no Twitter, Zanin escreveu ter sugerido a Lula que o pedido fosse feito imediatamente, “sem prejuízo de continuarmos a priorizar o HC da suspeição”. A defesa do petista tenta no STF anular o processo do tríplex do Guarujá alegando suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. O habeas corpus está em análise pela Segunda Turma do Supremo.

Com a decisão do STF, Lula poderá recorrer em liberdade até que se esgotem todos os recursos aos tribunais superiores, o chamado trânsito em julgado. O STJ, que confirmou a condenação no caso do tríplex do Guarujá, analisa embargos de declaração movidos pela defesa do ex-presidente contra a sentença do tribunal.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Após ser adiado, Prouni tem inscrições abertas até 1º de fevereiro

O prazo para o fim das inscrições foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC) por causa da suspensão na justiça do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Ano letivo de 2020: confira as principais mudanças na rede estadual de SP

Implementação do Inova Educação, novos períodos de recesso e chegada de mais PEIs estão entre as melhorias na área

CORONAVÍRUS: Ministério da Saúde orienta evitar viagens à China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera todo o território da China como área de transmissão ativa do novo coronavírus

Feira de adoção conta com 15 animais entre gatos e cachorros

Todos os animais já participam do evento com a primeira vacina aplicada, no caso dos filhotes, e remédio contra vermífugos.

No dia 02 de fevereiro acontece o Ribeirão Zen: Você se Torna quando faz

Um mundo bem melhor se constrói com empatia e gentileza

Corredor de ônibus será implantado na Av. Saudade e Av. D. Pedro

Os corredores Dom Pedro I e Saudade fazem parte dos 11 corredores de ônibus que serão implantados em Ribeirão Preto

Servidores municipais lançam site com contagem regressiva para governo Nogueira

Quando a reportagem começou a ser escrita, faltavam 338 dias, 10 horas, 45 minutos e 14 segundos para o final do mandato de Nogueira

Ourofino Agrociência tem nova sede em Ribeirão Preto

Além da ampliação da sede, em 2020, a empresa continuará com o propósito de atuar reimaginando a agricultura brasileira, proporcionando inovações em seus produtos

Curso preparatório para o mercado de trabalho oferece 400 vagas gratuitas em Ribeirão Preto

As inscrições para o projeto Coletivo Jovem devem ser feitas até o dia 7 de fevereiro

Fevereiro inicia com Família Legal no Museu Casa de Portinari

Neste sábado e domingo, os visitantes do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de...
- PUBLICIDADE -