O Carnaval já havia sido adiado na capital paulista e aguardava a definição de uma nova data para 2021 devido a pandemia do COVID-19. Para a surpresa de muitos, o colunista Léo Dias divulgou na noite de ontem (10/11) que as prefeituras de São Paulo e Salvador definiram o período de 08 à 11/07 como a data oficial para os desfiles dos blocos de Rua e Escola de Samba.
Em 2020, mesmo com os primeiros casos confirmados no Brasil e tendo São Paulo como foco inicial, o carnaval foi mantido e teve recorde de público, estima-se que mais de 15 milhões de pessoas pularam o carnaval na capital divididos entre 600 blocos de rua, tornando o carnaval de São Paulo um dos maiores do país.
Carnaval no Frio pode aumentar a contaminação do Coronavírus.
A definição da data em uma época fria, além de prejudicar os desfiles na capital paulista pelas baixas temperaturas, pode contribuir com a disseminação do vírus. De acordo com um estudo publicado pelo The Centre for Evidence-Based Medicine (CEBM) da Universidade de Oxford, o vírus pode se disseminar com maior facilidade no tempo frio e seco. Embora a expectativa de que até julho o país já tenha iniciado a vacinação contra o Coronavírus, o sistema imunológico do nosso corpo é mais sussetível a doenças respiratórias com baixas temperaturas.
“Quando nossa temperatura do corpo cai em função da temperatura externa, o nosso metabolismo diminui em algumas áreas, entre elas as vias aéreas. A diminuição no metabolismo dificulta que as células de defesa atuem localmente, provocando uma predisposição a infecções. Por isso, junto com o frio vem outras epidemias de viroses.” Explica Raphael Einsfeld, coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.
Novamente a dobradinha na capital entre João Dória e Bruno Covas pode colocar em risco a população. Adiar oficialmente uma data como o Carnaval sem uma vacina efetiva contra o vírus era de se esperar, mas veremos o feriado de carnaval com praias lotadas e festas acontecendo independente do motivo e, teremos mais um motivo para grande aglomeração em uma época onde o vírus pode se espalhar com mais rapidez.
Como entender as intenções reais por trás de ações como estas?
Fonte: Metrópoles