InícioCulinariaConheça peixes que substituem o bacalhau com vantagens

Conheça peixes que substituem o bacalhau com vantagens

Confira a receita de uma falsa Bacalhoada em vídeo. os peixes frescos apresentam minerais, vitaminas e possuem ácido graxo ômega 6 e ômega 3

- continua após a publicidade -

Para muitos brasileiros, a Páscoa é uma época de celebração entre os familiares e também um período de preparar pratos diferentes, principalmente por conta da restrição de carne vermelha adotada por algumas religiões.

“A dieta tem origem na Idade Média, quando católicos excluíam as carnes consideradas de animais quentes’”, afirma a professora de Nutrição da Uniasselvi, Claudia Ambrosi. Mesmo com o passar do tempo, diversas pessoas ainda seguem essa tradição e retiram da alimentação a carne vermelha durante o período conhecido como Quaresma até a chamada “sexta-feira da Paixão”, que antecede o domingo pascal.

arquivo

Por ser considerada uma “comida fria”, o bacalhau começou a ser utilizado no período e adquiriu uma forte identificação com a religiosidade, assim como com a cultura do povo português:

“A tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, que são datas importantes no catolicismo”, conta a docente. Apesar de ser delicioso, mesmo quando dessalgado e cozido, o bacalhau ainda apresenta altos teores de sódio, componente considerado “vilão” da atualidade por causar pressão alta.

“O bacalhau salgado pode ser substituído por outros tipos de peixes para não correr esse risco, que são fonte de um bom tipo de gordura e que também contribuem para o equilíbrio do colesterol”, pontua a Claudia.

arquivo

A nutricionista ainda ressalta que os peixes frescos apresentam minerais, vitaminas e possuem ácido graxo ômega 6 e ômega 3, que estão associados à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

“O nutriente também pode ser encontrado na cavala, salmão, na sardinha, arenque e truta”, ratifica a professora de Nutrição da Unopar, Beatriz Ulate.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -



Se realmente gostar do sabor do bacalhau, mas quiser inovar no cardápio, vale utilizar peixes com sabor e textura semelhantes.

“Pode ser a apirapema (muito apreciado no norte e nordeste brasileiro), merluza, piraúna ou peixes de água doce, como o pintado surubim e o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia”, cita Beatriz.

Para tornar a refeição da família mais saudável e equilibrada, o ideal é consumir junto com o peixe fresco um tipo de cereal, como arroz ou batata, vegetais e legumes, como cenoura, abobrinha ou vagem.

“É bastante recomendado o uso destes ingredientes no preparo da refeição de Páscoa, uma vez que os alimentos se complementam. O azeite de oliva é uma importante fonte de lipídeos e combina muito bem com o peixe”, completa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -