Saiba como fica o tempo em todo o BR no feriadão de 7 de setembro

Ribeirão Preto continua sem chuvas, confira a temperatura por dia até a próxima semana

0
1052

Na próxima semana, teremos o feriado nacional que comemora a Independência do Brasil, que acontece no dia 07, terça-feira. Para muitas pessoas, o feriado já começa neste fim de semana!

Então, confira a previsão da Climatempo para o feriadão em cada região do país!

Ribeirão Preto continua sem chuvas.

REGIÃO SUL

Nesta sexta-feira (03) um novo ciclone extratropical se forma na costa do RS. Além disso, uma frente fria também se aproxima do estado gaúcho e reforça as instabilidades pela região. A chuva não é volumosa, mas pode ser pontualmente forte em algumas áreas do leste do RS. A chuva também alcança o extremo sul de SC, mas intercala com períodos de sol. Nas demais áreas da região o tempo fica firme e ensolarado. A umidade do ar fica abaixo dos 30% entre o oeste de SC e no estado do PR.

Ao longo do fim de semana a frente fria avança e as instabilidades se espalham, alcançando o sudoeste do PR. A chuva pode vir acompanhada por trovoadas e o céu fica encoberto. No domingo (05) o tempo fica mais firme sobre o sul e oeste do RS.

Na segunda-feira (06), áreas de instabilidades voltam a atuar no RS e há previsão de chuva forte e temporais sobre o sul do estado e região da campanha gaúcha, e essa condição se estende até o feriado na terça-feira (07), com pancadas de chuva por todo o estado. Entre SC e o PR, a semana começa com predomínio de tempo firme, só chove na faixa leste dos dois estados e há bastante variação de nebulosidade sobre o litoral catarinense.

REGIÃO SUDESTE

A sexta-feira terá predomínio de tempo firme no Sudeste. Uma massa de ar seco atua sobre grande parte da região, inibindo a formação de nuvens carregadas. As temperaturas vão subir ainda mais, sobretudo no estado de SP, e a umidade do ar cai nas horas mais quentes do dia, principalmente no interior paulista e triângulo mineiro. No ES, chove de forma rápida e isolada.

No fim de semana a condição praticamente não muda. No sábado e domingo o tempo fica firme, com predomínio de sol nos quatro estados e as temperaturas vão continuar elevadas. Ainda tem condição de chuva sobre o norte do ES, mas de forma muito fraca, pontual e que intercala com períodos de sol.

A semana começa com a aproximação de uma frente fria em SP, mas que se desloca para o oceano rapidamente. A nebulosidade aumenta sobre o extremo sul paulista e pode chover fraco em áreas do litoral, o que inclui a região da baixada santista e vale da ribeira, porém, é mais aumento de nebulosidade do que chuva. A temperatura cai um pouco na faixa litorânea de SP, mas longe de fazer frio. Nos demais estados as condições do fim de semana se repetem, ou seja, predomínio de sol e tempo firme.

REGIÃO CENTRO-OESTE

A sexta-feira encerra a semana com previsão de chuva, que pode vir acompanhada por trovoadas no noroeste de MT e extremo oeste de MS. Em MT a chuva ocorre por causa de instabilidades tropicais associadas ao calor da região. No MS a chuva é influência de um sistema de baixa pressão na altura do Paraguai. Nas demais áreas, o tempo fica firme e muito seco. As temperaturas continuam se elevando e podem passar dos 40ºc, principalmente sobre o sul de MT, o que inclui a capital Cuiabá.

No fim de semana continua chovendo de forma fraca e isolada entre o oeste e sul de MS e no oeste e norte de MT, o que inclui a região do Pantanal. Nas outras áreas e em todo o estado de GO e DF o tempo permanece seco e muito quente, com predomínio de sol.

No início da semana já não chove mais em MS e o tempo fica firme em todo o estado, assim como em GO e DF. A chuva persiste no noroeste de MT e ainda ocorre acompanhada por trovoadas. Nas outras áreas do estado mato-grossense o sol aparece entre poucas nuvens e não chove. A umidade do ar vai continuar caindo à índices críticos para saúde humana, podendo ficar abaixo dos 12% em algumas áreas da região.

REGIÃO NORDESTE

A chuva perde força na costa da BA nesta sexta-feira, mas o sol aparece entre muitas nuvens ao longo do dia, e ainda há condição para algumas pancadas que podem ocorrer a qualquer hora. Também chove de forma rápida entre o litoral de SE e RN, assim como no norte do PI e todo o estado do MA. Nas outras áreas o tempo seco predomina.

Ao longo do fim de semana, áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera, seguem causando chuva para faixa leste e norte da região, mas que ocorrem de forma fraca e passageira. É apenas entre o litoral de AL e da PB, que o céu fica nublado e chove a qualquer momento. No interior da BA, sul do PI e oeste de PE, o sol predomina entre poucas nuvens.

No começo da semana as áreas de chuva são ainda menores e o tempo seco predomina no Nordeste. Chove de forma fraca e isolada entre o litoral da BA e o litoral do RN. A chuva intercala com períodos de sol entre o centro e norte do MA e áreas do noroeste do PI na segunda-feira, mas na terça o tempo volta a ficar firme nos dois estados.

REGIÃO NORTE

A semana termina com pancadas de chuva com trovoadas sobre boa parte da região, por causa da combinação entre calor e umidade. O tempo volta a ficar firme no centro-sul de TO, inclusive na capital Palmas. O tempo fica abafado mesmo com as instabilidades.

No fim de semana o céu fica nublado e com chuva a qualquer momento entre o norte do AM e RR. Nas demais áreas da região, o sol aparece ao longo do dia intercalado com chuva que ocorre de forma rápida. No centro-sul do TO o tempo fica firme.

No início da semana as instabilidades tropicais mantêm o tempo instável ao longo do dia na região, mas o sol consegue aparecer entre nuvens. No centro-sul de TO o tempo seco persiste e a chuva dá uma trégua no leste de RO.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.


Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.