InícioClimaNeste domingo: Superlua influencia na criatividade, sentimento e também na agricultura

Neste domingo: Superlua influencia na criatividade, sentimento e também na agricultura

Na noite deste SÁBADO, ja será possível assistir o espetáculo que estará mais próxima da terra por volta da meia-noite.

- continua após a publicidade -

Uma boa notícia para os observadores do céu. Não é que 2020 será marcado por fenômenos astronômicos importantes?

Teremos um céu, digamos, bem animado!

A começar pelo protagonismo do nosso satélite natural. Serão três superluas ou mais. 

A primeira já no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, na verdade no sabado por volta de meia noite do Sábado já será possível admirar o espetáculo, desde que o tempo não esteja nublado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As duas próximas serão em março e abril. E há observatório que confirma mais uma superlua em maio. 

Além disso, tem eclipse lunar, em junho.

Quem olhar para o céu, em julho, vai poder avistar planetas como Saturno e Júpiter, que estarão em oposição ao sol.

E pra completar teremos um eclipse total do sol, lá em dezembro. E ainda no mês de dezembro uma chuva de meteoros que convida a todos a olharem para o céu! 

Fonte de inumeráveis folclores, lendas e cultos, a Lua mexe com os sentimentos das pessoas. Muitas ficam impressionadas com o seu brilho ao admirar suas fases. A professora dos cursos de Psicologia e Artes Visuais da Universidade Feevale, Mara Evanisa Weinreb, destaca que alguns aspectos mitológicos sobre a representação simbólica da Lua fazem parte de um senso comum presente no inconsciente coletivo da humanidade, propiciando com que a Lua seja portadora de um misticismo, nas mais diversas culturas.

“Os povos Maias e Incas, realizavam rituais à Lua, assim como os Indus. Os povos semitas e os povos asiáticos têm seu calendário orientado pelo período lunar, ou seja, o mês com 29 dias, período relativo às quatro fases da Lua”, fala Mara Evanisa, ao frisar que o satélite é, até os dias de hoje, uma evocação de poetas e namorados. “A superlua parece já estar causando expectativas e curiosidades na mente das pessoas. Circulando a Terra, o astro mais próximo a nós, desde sempre tem provocado as mais variadas emoções e sentimentos, com ideias associadas a um misticismo e ao inexplicável, nos remete ao mundo da imaginação, confortando assim a irracionalidade e o senso comum das pessoas”, pontua a docente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🔴⚽ Botafogo inicia venda de ingressos nas bilheterias para a estreia na Série B do Brasileiro!

O jogo está agendado para sexta-feira (19), às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

🔒🎪 Autorização digital para entrada de menores de idade no Ribeirão Rodeo Music!

Acesso de menores será 100% online e antecipado através do site RRM. Todos os detalhes do responsável maior autorizado e do menor serão registrados digitalmente. Documentos originais serão obrigatórios durante o evento.

🎶🌟 Pantera Sessions inicia temporada 2024 com uma roda de samba!🎶🌟

Neste sábado, dia 20 de abril, às 16h, o Pantera Sessions dará início à temporada de shows de 2024 com a apresentação do grupo Soberanas do Samba, no Espaço MuseLab, em Ribeirão Preto

🔥🇧🇷 Brasil avisa STF: documentos sigilosos de Moraes entregues ao Congresso dos EUA! 🔥

A defesa do X Brasil enviou documento ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, informando que entregou ao Congresso dos Estados Unidos cópias de decisões sigilosas do magistrado.

🌿🎨 Celebração dos Povos Indígenas no ShoppingSantaÚrsula 🎨🌿

Para comemorar o Dia dos Povos Indígenas, o ShoppingSantaÚrsula recebe o renomado artista xinguano Mayawari Melihaku, da aldeia Kaüpuna, do Parque Indígena do Xingu (MT).
- PUBLICIDADE -