InícioCidadesEclipse Lunar poderá ser visto hoje em Ribeirão Preto e Região

Eclipse Lunar poderá ser visto hoje em Ribeirão Preto e Região

O fenômeno será visível por aproximadamente 02 horas nas cidades da Região. Agora é torcer para que o céu não esteja nublado.

- continua após a publicidade -

Na noite desta terça-feira (19) acontecerá o último eclipse lunar do ano. Em Ribeirão Preto e demais cidades do sudeste o eclipse na fase da umbra – quando a sombra do Sol pode ser vista na Lua – terá uma duração de aproximadamente 02 horas. O eclipse poderá ser visto de todo o Brasil. Anualmente acontecem dois eclipses lunares mas nem sempre é possível acompanhá-lo por aqui.

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra e pode ser acompanhado a olho nu. Ocorre quando há um alinhamento do Sol, Terra e Lua.

O eclipse de hoje será parcial. O próximo eclipse total visível por aqui acontecerá somente em 2022.

Qual horário do eclipse em Ribeirão Preto?

O fenômeno começa às 15h43 no horário de Brasília, neste horário a Lua começa a entrar na sombra da Terra, em Ribeirão Preto a Lua começa a despontar no horizonte por volta de 17h40, ou seja, já no nascer da Lua será possível, mesmo com o céu claro, notar a sombra projetada em aproximadamente 25% do satélite. O auge do eclipse hoje será por volta das 18h30, quando cerca de 60% da Lua estará escura, sem receber raios solares. A fase parcial do eclipse deve terminar por volta das 20h.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A previsão do tempo é de uma noite com muitas nuvens, o que pode atrapalhar o acompanhamento do eclipse. O último evento astronômico visível por aqui – eclipse solar do último dia 02 de julho – foi atrapalhado parcialmente pelo céu nublado.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -