Início Clima Eclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser observado em julho

Eclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser observado em julho

- continua após a publicidade -

O eclipse lunar mais longo do século XXI, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado em 27 de julho e o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo desde a Namíbia através do canal “sky-live.tv”.

A transmissão ao vivo deste eclipse total da lua será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS, informou nesta sexta-feira o IAC por meio de um comunicado.

Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (eclípctica).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis desde qualquer lugar do mundo, uma vez que a Lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias.

Em 27 de julho deste ano ocorrerá um eclipse total de Lua com o máximo centrado no Oceano Índico, segundo dados proporcionados pela NASA.

A fase de totalidade do eclipse durará 1 hora e 42 minutos, sendo o mais longo do século XXI, começado às 19h30 GMT (16h30, em Brasília) e a Lua começará a eclipsar-se (entrada na sombra terrestre) às 18h24 GMT (15h24, em Brasília).

Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceânia, e durante a totalidade, será possível comprovar que a Lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.

A atmosfera da Terra, que se estende por 80 quilômetros além do diâmetro do nosso planeta, atua como uma lente que desvia a luz do Sol.

Ao mesmo tempo, filtra eficazmente seus componentes azuis e deixa passar somente a luz vermelha que será refletida pelo satélite. Assim, a Lua adquire o resplendor cobreado tão característico, acrescenta o IAC.

Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019, comentou no comunicado Miquel Serra-Ricart, astrônomo do IAC.

O astrônomo acrescentou que no transmissão feita desde a Namíbia, a escuridão produzida pelo eclipse permitirá descobrir objetos somente visíveis desde os céus austrais, como as Nuvens de Magalhães.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

PF prende suspeito em Sertãozinho por esquema de hackers de Moro e Deltan

Cerca de 30 policiais federais participaram das ações que prenderam o programador de computadores Thiago Martins, o "Chiclete", e Luiz Molição

Menor taxa de juros da Historia: Copom reduz Selic para 5,5% ao ano

Há pouco, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão do Copom em uma postagem no Twitter. O presidente escreveu: 'É a Economia dando certo".

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...
- PUBLICIDADE -