Defesa civil informa que a semana será de calor intenso.

Entre quinta(08) e sexta-feira (09) a sensação térmica poderá ultrapassar os 45º em Ribeirão preto e Região.

0
1117
Calor exige hidratação e cuidados especiais
Calor exige hidratação e cuidados especiais.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta que entre esta terça-feira (06) e domingo (11) todo o estado de São Paulo, especialmente as regiões de de Ribeirão preto, Bauru, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, sofrerão com sensação de calor intenso e severo. Nestas regiões a sensação térmica deverá ultrapassar os 45º.

A Umidade Relativa do Ar (URA) também atingirá níveis críticos gerando uma piora na qualidade do ar nas grandes cidades. A URA afeta o organismo podendo provocar o ressecamento das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças respiratórias e a infecções virais e bacterianas. A baixa umidade também pode favorecer o aparecimento de problemas oculares, alergias e a desidratação, sendo um sério risco, principalmente para crianças e idosos.

A umidade abaixo dos 30% é perigosa e pode agravar os sintomas respiratórios. para Ribeirão Preto, está prevista umidade do ar abaixo dos 20% já a partir desta terça-feira.

O calor intenso ainda poderá ocasionar pancadas de chuvas fortes com possível queda de granizo, em pontos isolados em algumas regiões do estado. Para Ribeirão Preto, não existe previsão de chuva até domingo (11).

Cuidados com a saúde em altas temperaturas e baixa umidade.

É importante que você tome muito cuidado com a saúde durante estes períodos de alta temperatura e baixa umidade para evitar complicações para a saúde. A desidratação é um dos problemas mais comuns, gerando dores de cabeça, tontura, cansaço excessivo e podendo levar até a morte. Para evitar problemas é importante:

  • Aumentar a ingestão de líquidos, frutas e vegetais;
  • Manter os olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando com frequência;
  • Utilizar umidificadores e/ou toalhas úmidas nos cômodos da casa;
  • Evitar o uso de ar-condicionado, pois ele resseca ainda mais o ar;
  • Evitar atividades físicas entre 11h e 17h.
  • Utilize roupas leves, confortáveis e de cores claras se possível;
  • Molhe suas extremidades para aliviar o calor: Punhos, pescoço e cabeça;