O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão do Mercosul. A nova placa terá fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome do país, mas as três letras e os quatro números continuam.
O texto também estabelece um cronograma de transição das placas atuais para as novas:
A partir de 1º de janeiro de 2017. As mudanças começam com os veículos zero km a serem licenciados, e veículos em processo de transferência de município ou de propriedade.
A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.
As novas placas, além de criar um visual único para os países do bloco, possibilitam número maior de combinações. O Uruguai foi o primeiro país a adotá-las, em março passado.
Apesar de manter os sete caracteres alfanuméricos, como as chapas de hoje, fornecidos pelo Denatran, as novas precisarão ter a inscrição das palavras “Mercosul Brasil Mercosul”. Será o fim da possibilidade de personalização.