InícioCidadesTáxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

- continua após a publicidade -

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

A Transerp anunciou nesta terça-feira, dia 17 de maio, que todas as faixas exclusivas da cidade passarão a ser liberadas para o tráfego de táxis, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos deverão estar devidamente caracterizados com a permissão válida, com o selo emitido pelo município. A alteração inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de maio.

A autorização cumpre a Resolução nº 001/2022, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, a qual também permite trafegar veículos de urgência e emergência, definidos no artigo 29, inciso VII, da Lei Federal nº 9.503, que instituiu o Código de Transito Brasileiro – CTB.

Com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, a Transerp destaca que somente será permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações os passageiros dos ônibus do transporte coletivo urbano, que devem estar devidamente identificados e sinalizados, sendo vedada a parada de outros veículos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para situações quando a faixa exclusiva fica localizada à direita, a nova resolução permite a circulação de outros tipos de veículos para fins de conversão, em locais devidamente sinalizados, bem como para a entrada e saída de estabelecimentos comerciais ou residenciais.

Novo trecho do corredor

Com a entrega da primeira etapa da obra do Corredor de Ônibus Norte-Sul, trechos 2 e 3, pelo programa Ribeirão Mobilidade, sete linhas já utilizam este dispositivo viário localizado na avenida Independência, que conta com cinco estações (José Curvelo, Rafael Canini, Fiúsa, Itacolomi e Afonso Celso).

Com a entrega da obra, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Transerp implantaram a nova sinalização com o objetivo de garantir fluidez na circulação dos ônibus, menor tempo de viagem e pontualidade no serviço do transporte coletivo.

A partir de agora, neste trecho da avenida Independência, os veículos particulares poderão realizar conversão somente à direita para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

Infração

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura
- PUBLICIDADE -