Início Cidades Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase...

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

- continua após a publicidade -

Na última sexta-feira (15), Ribeirão Preto e região foram rebaixados para a fase laranja do Plano São Paulo, o que na prática, reduz o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e impede o funcionamento de Bares e similares. PAra a SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto – e mais 43 municípios da região – e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Logistas, o Retrocesso poderia ter sido evitado, já que a taxa de ocupação de leitos UTI ficou menos de 1% acima do necessário para manutenção na fase amarela.

No entendimento das associações que representam setores de Ribeirão Preto, a situação da pandemia é preocupante mas reduzir o horário de funcionamento não é a melhor forma de conter a disseminação do vírus, pelo contrário, a nota cita que foi provado tecnicamente que, com menos tempo de funcionamento a concentração de pessoas aumenta e cobra bom senso do Governo de São Paulo.

A nota ainda fala sobre o prejuízo para Bares, restaurantes, lojas de conveniências e similares, que tem o horário de funcionamento restrito ou o impedimento de atendimento ao público já a partir desta segunda (18).

Confira a nota na íntegra:

Sobre o retrocesso à fase laranja do Plano São Paulo, o SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e mais 43 municípios da região, e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, se posicionam conforme a seguir:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

1 – Entendemos que o avanço da pandemia é preocupante e precisa ser contido de forma a proteger vidas, no entanto, discordamos da restrição de horário de funcionamento como forma de conter a disseminação do Coronavírus. Ao contrário disso, já está provado tecnicamente que, com menos tempo de funcionamento, a concentração de pessoas acaba sendo maior. É preciso bom senso nesse detalhe!

2 – Vimos que Ribeirão Preto e região regrediram à fase laranja por conta da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 que estava em 70,9%, ou seja, 0,9% a mais do que o mínimo aceito para a permanência na fase amarela.

3 – Notamos, na mesma coletiva, o próprio governo estadual confirmando o plano de aumentar o número de leitos de UTI Covid-19 no interior paulista, incluindo Ribeirão Preto e região, já nos próximos dias.

4 – Sabedor de que a variação acima dos 70% exigidos para a fase amarela foi mínima (abaixo de 1% no caso específico de Ribeirão Preto) e também sabedor de que será ampliado o número de leitos de UTI Covid-19, na DRS-13/RP, o governo estadual poderia ter mantido Ribeirão Preto e região na fase amarela do Plano São Paulo de forma a evitar ainda mais prejuízos ao setor produtivo, em especial, ao Comércio Varejista, ao segmento de Restaurantes, bares e similares, e ao segmento de lojas de conveniência em postos de combustíveis, entre outros.

5 – Levando em conta que Ribeirão Preto já teve mais de 200 leitos de UTI Covid-19 na fase mais aguda da pandemia, nossa expectativa é de que a ampliação anunciada agora seja suficiente para atender à demanda e também para recompormos, de forma ágil e sempre que necessário, o número de leitos de UTI que já tivemos ao longo da primeira onda. Esse é um aspecto crucial para o efetivo equilíbrio entre proteger vidas e manter a atividade econômica.

6 – SINCOVARP e CDL destacam que o Comércio Varejista vem cumprindo à risca todos os protocolos de combate e prevenção ao Covid-19, e incentivando consumidores a fazerem o mesmo.

7 – Por fim, destacamos que SINCOVARP e CDL mantém uma Central de Relacionamento com o Lojista para esclarecimento e divulgação de informações oficiais, úteis e corretas, sobre os desdobramentos da pandemia junto ao setor de Comércio e serviços. A CRL funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, pelos telefones (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 WhatsApp.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Botafogo é humilhado pela Ferroviária

A ferrinha deixou o pantera cor de rosa no dia internacional da mulher. O maior sacode do campeonato

Mulheres ocupam 71,4% dos cargos na prefeitura de Ribeirão Preto

Atualmente 5.784 mulheres atuam nas mais diversas areas de atendimento e planejamento

Prefeitura encaminha projeto de Lei para compra de vacinas via consórcio da FNP

O que falta explicar é de onde vão comprar, uma vez que o mundo todo esta na corrida pela compra e não há vacinas disponíveis no mercado

Atenção para interdição de transito nesta Terça-feira (9)

Avenida Adelmo Perdizza será interditada nesta terça, dia 9 Com o andamento das obras de duplicação da avenida Adelmo Perdizza e implantação de uma ciclovia...
- PUBLICIDADE -