InícioCidadesSincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase...

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

- continua após a publicidade -

Na última sexta-feira (15), Ribeirão Preto e região foram rebaixados para a fase laranja do Plano São Paulo, o que na prática, reduz o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e impede o funcionamento de Bares e similares. PAra a SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto – e mais 43 municípios da região – e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Logistas, o Retrocesso poderia ter sido evitado, já que a taxa de ocupação de leitos UTI ficou menos de 1% acima do necessário para manutenção na fase amarela.

No entendimento das associações que representam setores de Ribeirão Preto, a situação da pandemia é preocupante mas reduzir o horário de funcionamento não é a melhor forma de conter a disseminação do vírus, pelo contrário, a nota cita que foi provado tecnicamente que, com menos tempo de funcionamento a concentração de pessoas aumenta e cobra bom senso do Governo de São Paulo.

A nota ainda fala sobre o prejuízo para Bares, restaurantes, lojas de conveniências e similares, que tem o horário de funcionamento restrito ou o impedimento de atendimento ao público já a partir desta segunda (18).

Confira a nota na íntegra:

Sobre o retrocesso à fase laranja do Plano São Paulo, o SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e mais 43 municípios da região, e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, se posicionam conforme a seguir:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

1 – Entendemos que o avanço da pandemia é preocupante e precisa ser contido de forma a proteger vidas, no entanto, discordamos da restrição de horário de funcionamento como forma de conter a disseminação do Coronavírus. Ao contrário disso, já está provado tecnicamente que, com menos tempo de funcionamento, a concentração de pessoas acaba sendo maior. É preciso bom senso nesse detalhe!

2 – Vimos que Ribeirão Preto e região regrediram à fase laranja por conta da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 que estava em 70,9%, ou seja, 0,9% a mais do que o mínimo aceito para a permanência na fase amarela.

3 – Notamos, na mesma coletiva, o próprio governo estadual confirmando o plano de aumentar o número de leitos de UTI Covid-19 no interior paulista, incluindo Ribeirão Preto e região, já nos próximos dias.

4 – Sabedor de que a variação acima dos 70% exigidos para a fase amarela foi mínima (abaixo de 1% no caso específico de Ribeirão Preto) e também sabedor de que será ampliado o número de leitos de UTI Covid-19, na DRS-13/RP, o governo estadual poderia ter mantido Ribeirão Preto e região na fase amarela do Plano São Paulo de forma a evitar ainda mais prejuízos ao setor produtivo, em especial, ao Comércio Varejista, ao segmento de Restaurantes, bares e similares, e ao segmento de lojas de conveniência em postos de combustíveis, entre outros.

5 – Levando em conta que Ribeirão Preto já teve mais de 200 leitos de UTI Covid-19 na fase mais aguda da pandemia, nossa expectativa é de que a ampliação anunciada agora seja suficiente para atender à demanda e também para recompormos, de forma ágil e sempre que necessário, o número de leitos de UTI que já tivemos ao longo da primeira onda. Esse é um aspecto crucial para o efetivo equilíbrio entre proteger vidas e manter a atividade econômica.

6 – SINCOVARP e CDL destacam que o Comércio Varejista vem cumprindo à risca todos os protocolos de combate e prevenção ao Covid-19, e incentivando consumidores a fazerem o mesmo.

7 – Por fim, destacamos que SINCOVARP e CDL mantém uma Central de Relacionamento com o Lojista para esclarecimento e divulgação de informações oficiais, úteis e corretas, sobre os desdobramentos da pandemia junto ao setor de Comércio e serviços. A CRL funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, pelos telefones (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 WhatsApp.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Telemedicina: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Foi-se o tempo em que os médicos só podiam consultar presencialmente. Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia e da internet, é possível...

Lua de sangue: Veja como acompanhar raro eclipse deste domingo

Previsto para ocorrer no fim da noite, brasileiros terão visão privilegiada de Lua da sangue que só deve ser visto novamente no país em 2025. O que influencia em sua vida?

Sertãozinho 30 anos: A Grande Festa inicia vendas online de ingressos

Atrações já com ingressos disponíveis no site: Maiara & Maraisa, Raça Negra, Barões da Pisadinha, Hugo e Guilherme e Dennis DJ, George Henrique & Rodrigo

Quer receber 11 mil e trabalhar apenas 9 dias por mês? Seja secretario do Nogueira

Gostaria de entender qual a finalidade da câmara de vereadores de Ribeirão Preto. Passaram um cheque em branco com validade de 4 anos para o @nogueira. Faz falta uma câmara assim?

Sextou: Confira o que rola em Ribeirão Preto para todos publicos

Show musical, peças de comédia, atividades especiais em museus e festival de cerveja. Essas são algumas das atrações culturais disponíveis neste fim de semana
- PUBLICIDADE -