Crianças expostas a situações de conflito ou que tenham vivenciado situações de violência doméstica ou sexual têm chance de desenvolver traumas para o resto da vida. Por isso, todo cuidado e atenção dedicada para amenizar a situação é bem vinda nesses casos. Com intuito de auxiliar no acompanhamento desses meninos e meninas, o Instituto Sabin e a Prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, implantou uma Ludoteca no Creas1.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, agradeceu a iniciativa do instituto Sabin e salientou a importância de um instrumento social no resgate da integridade emocional do público atendido pela Assistência Social do município.
“Todas pessoas que precisam de um apoio, solidariedade e de um serviço público de qualidade, merecem recebê-lo, e, hoje, o que recebemos do Instituto Sabin, por meio desta parceria, com certeza irá cumprir seu objetivo”, disse.
O secretário da Assistência Social e vice-prefeito, Carlos Cezar Barbosa, enalteceu o trabalho social do Instituto Sabin e lembrou que iniciativas como esta são cada vez mais raras hoje em dia. “Encontramos uma secretaria com quase nada de recursos, estamos colocando a casa em ordem, aos poucos e, encontrar parcerias como esta, em que nos é oferecido um espaço como este para agregar ao nosso trabalho é muito bem vindo”.
O espaço, utilizado para reparar danos sociais e psicológicos sofridos por menores vítimas de violência sexual (ou física), será instalado no CREAS 1, localizado na rua Augusto Severo, nº 819, Casa 1, na Vila Tibério, e beneficiará cerca de 200 crianças atendidas mensalmente no Centro de Referência.
Estiveram presentes o gerente do Instituto Sabin, Fábio Deboni, e a analista de projetos do Instituto Sabin, Lian de Carvalho Siqueira.
O projeto Ludoteca é um espaço lúdico que conta com uma gama de brinquedos e jogos específicos para auxiliar no atendimento de profissionais a crianças e jovens vítimas de algum tipo de violência. O espaço é todo planejado visando o acolhimento desse público a fim de amenizar o impacto causado na hora de explanar e relatar o ocorrido aos profissionais.
O ambiente é totalmente equipado e doado à instituição pelo Instituto Sabin, financiado pelo Grupo Sabin. A Prefeitura irá apoiar o projeto por meio da autorização para concessão do espaço. O investimento é todo feito pelo Instituto Sabin e gira em torno de R$ 12.500,00, contando com mão de obra e materiais para reparos gerais da sala, aquisição e instalação de ar condicionado, persiana, adesivação de paredes, brinquedos, livros e móveis.