Início Cidades Secretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

Secretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

- continua após a publicidade -

A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza ecoponto para o descarte de lixo eletrônico. O objetivo é proteger os recursos naturais e estimular o desenvolvimento sustentável no município.

O projeto faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura de Ribeirão Preto e a empresa Dionísio Recicláveis, que oferece serviço especializado para a destinação final de resíduos eletroeletrônicos.

Entre os aparelhos eletrônicos que podem ser descartados estão, monitores, impressoras, televisores, CPUs, celulares, telefones, fax, copiadoras, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard – Placas Leves e Pesadas – de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs drivers, pilhas e baterias, exceto as que contêm chumbo ácido, como as automotivas de sistema de alarme.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com a frequente preocupação voltada à destinação final do lixo eletrônico e suas consequências em função do descarte incorreto a Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas realizou um estudo que revelou que a quantidade destes resíduos está crescendo no mundo. Já superou as 40 milhões de toneladas em 2014, e prevê que nos próximos anos subirá entre 5% e 7% por ano na América Latina. O brasileiro produz cerca de 36% do lixo eletrônico produzido na América Latina.

Os resíduos derivados do avanço tecnológico, como celulares, computadores, aparelhos de som e baterias entre outros, se tornam lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde.

Ao descartar estes objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros. Estas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminará plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas causam inúmeras doenças ao ser humano.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro

Quem esta mentindo, Doria ou Pazuello? Ministério da Saúde nega compra da Coronavac

“Não houve nenhum compromisso com o governo do Estado de São Paulo no sentido de aquisição de vacinas contra covid-19”, informou a pasta

Medico voluntario da vacinação contra Covid morre no RJ

Médico de 28 anos teve complicações da covid-19 e morreu. Anvisa já repassou informação aos responsáveis pelo estudo

Homem que se declarar mulher terá o direito de ficar em presídio feminino

O detento pode escolher onde ficará preso, conforme seu gênero declarado, e não precisará dar nenhuma prova, basta sua declaração.