InícioCidadesSecretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

Secretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

- continua após a publicidade -

A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza ecoponto para o descarte de lixo eletrônico. O objetivo é proteger os recursos naturais e estimular o desenvolvimento sustentável no município.

O projeto faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura de Ribeirão Preto e a empresa Dionísio Recicláveis, que oferece serviço especializado para a destinação final de resíduos eletroeletrônicos.

Entre os aparelhos eletrônicos que podem ser descartados estão, monitores, impressoras, televisores, CPUs, celulares, telefones, fax, copiadoras, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard – Placas Leves e Pesadas – de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs drivers, pilhas e baterias, exceto as que contêm chumbo ácido, como as automotivas de sistema de alarme.

Com a frequente preocupação voltada à destinação final do lixo eletrônico e suas consequências em função do descarte incorreto a Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas realizou um estudo que revelou que a quantidade destes resíduos está crescendo no mundo. Já superou as 40 milhões de toneladas em 2014, e prevê que nos próximos anos subirá entre 5% e 7% por ano na América Latina. O brasileiro produz cerca de 36% do lixo eletrônico produzido na América Latina.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os resíduos derivados do avanço tecnológico, como celulares, computadores, aparelhos de som e baterias entre outros, se tornam lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde.

Ao descartar estes objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros. Estas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminará plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas causam inúmeras doenças ao ser humano.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚨 Lula 🚨 Veta Proibição das “Saidinhas” de Presos: Congresso se Revolta! 😡

As saidinhas são um terror para o cidadão de bem, que ve as ruas lotadas de marginais que deveriam estar trancados, mas saem e voltam a provocar crimes.

Festa do Peão de Barretos: sábado, 24 de agosto, será marcado pelos shows de Chitãozinho & Xororó e Cody Johnson

Promovendo encontro entre nações, os clássicos sertanejos se unem ao som do country norte-americano. Festa acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão

🎉 SEXTOU! Festival de Cerveja, Música e Circo: Ribeirão Preto Bomba com Eventos! 🍻

Com tantas opções, o difícil vai ser escolher! Aproveite o fim de semana e divirta-se em grande estilo com os melhores eventos de Ribeirão Preto.

Faculdade Anhanguera Ribeirão Promove Campanha de Doação de Sangue e Atendimentos de Saúde Gratuitos

Em colaboração com o Rotary Club e o Hemocentro de Ribeirão Preto, a campanha "Gente Boa Doa" vai acontecer no Novo Shopping das 8h às 15h, visando aumentar os estoques de sangue na região.

RibeirãoShopping celebra o aniversário de 50 anos da Multiplan com apresentações de piano

A programação acontece todas as quintas do mês de abril, das 19h às 21h, na Alameda Gourmet do empreendimento, com acesso gratuito
- PUBLICIDADE -