Início Cidades Secretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

Secretaria de Meio Ambiente dispõe de ecoponto para descarte de lixo eletrônico

- continua após a publicidade -

A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza ecoponto para o descarte de lixo eletrônico. O objetivo é proteger os recursos naturais e estimular o desenvolvimento sustentável no município.

O projeto faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura de Ribeirão Preto e a empresa Dionísio Recicláveis, que oferece serviço especializado para a destinação final de resíduos eletroeletrônicos.

Entre os aparelhos eletrônicos que podem ser descartados estão, monitores, impressoras, televisores, CPUs, celulares, telefones, fax, copiadoras, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard – Placas Leves e Pesadas – de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs drivers, pilhas e baterias, exceto as que contêm chumbo ácido, como as automotivas de sistema de alarme.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com a frequente preocupação voltada à destinação final do lixo eletrônico e suas consequências em função do descarte incorreto a Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas realizou um estudo que revelou que a quantidade destes resíduos está crescendo no mundo. Já superou as 40 milhões de toneladas em 2014, e prevê que nos próximos anos subirá entre 5% e 7% por ano na América Latina. O brasileiro produz cerca de 36% do lixo eletrônico produzido na América Latina.

Os resíduos derivados do avanço tecnológico, como celulares, computadores, aparelhos de som e baterias entre outros, se tornam lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde.

Ao descartar estes objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros. Estas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminará plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas causam inúmeras doenças ao ser humano.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Botafogo conquista a 1ª vitória na Série B

O jogo diante do time sergipano foi o primeiro no Estádio Santa Cruz desde o dia 8 de março, quando o Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0

Entrevias fechará alça de acesso da Braz Olaia Acosta com o Anel Viário Sul

O fechamento será realizado na saída para o Contorno Sul sentido Sertãozinho

Novo Hospital São Lucas terá torre de sete andares

O anúncio sobre a construção de uma torre com sete andares e 60 leitos hospitalares do Hospital São Lucas.

Reunião com Bob Burnquist acerta detalhes técnicos da pista de skate

Com cerca de 40% das obras concluídas, detalhes técnicos permitem que o local receba eventos internacionais

Alerta para quem tem crianças: Cuidado com o homem pateta

Após a baleia azul, este perfil assusta crianças e promove mensagens de terror e desafios perigosos que têm o suicídio como objetivo final. ( Alerte os pais)
- PUBLICIDADE -