InícioCidadesRibeirão Preto inicia teste de ônibus 100% elétrico

Ribeirão Preto inicia teste de ônibus 100% elétrico

População poderá testar veículo que possui ar condicionado e estará à disposição até agosto na cidade

- continua após a publicidade -

A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o teste de um ônibus 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano, que será utilizado durante 90 dias em todas as regiões da cidade.

O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e moradores em solenidade no complexo de bairros do Ribeirão Verde.


O ônibus modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, e em seguida, retorne para a base, onde é recarregado. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.


Ao falar sobre os investimentos em mobilidade urbana no município, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, disse que a demonstração do veículo tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade tem adotado medidas sustentáveis.

foto arquivo

“Os ônibus 100% elétricos são uma alternativa para as cidades que querem reduzir a poluição. Queremos que a população seja usuária e beneficiada de um transporte com zero emissão de poluentes”, citou o prefeito ao destacar que a administração municipal tem atuado nas obras dos 56 quilômetros de corredores de ônibus na cidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -


Segundo o superintendente da Transerp, Marcelo Galli, o experimento deste veículo na cidade é mais um passo para garantir melhores condições de conforto e maior satisfação do usuário do transporte coletivo urbano.

“Queremos cada vez mais proporcionar bem-estar aos passageiros e à população em geral com um serviço moderno e eficiente. ”, destacou.


Para o diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável.

“Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades”, explica o executivo.

Além do chefe do Executivo, também participaram da solenidade o vice-prefeito Daniel Gobbi, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar; vereadores e representantes do consórcio PróUrbano.

Benefícios do ônibus elétrico
Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo, ao garantir impacto da redução na poluição sonora.
O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

• Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé. (modelo em teste 24 passageiros sentados e 45 de pé).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -