InícioCidadesRibeirão Preto inicia teste de ônibus 100% elétrico

Ribeirão Preto inicia teste de ônibus 100% elétrico

População poderá testar veículo que possui ar condicionado e estará à disposição até agosto na cidade

- continua após a publicidade -

A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o teste de um ônibus 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano, que será utilizado durante 90 dias em todas as regiões da cidade.

O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e moradores em solenidade no complexo de bairros do Ribeirão Verde.


O ônibus modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, e em seguida, retorne para a base, onde é recarregado. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.


Ao falar sobre os investimentos em mobilidade urbana no município, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, disse que a demonstração do veículo tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade tem adotado medidas sustentáveis.

foto arquivo

“Os ônibus 100% elétricos são uma alternativa para as cidades que querem reduzir a poluição. Queremos que a população seja usuária e beneficiada de um transporte com zero emissão de poluentes”, citou o prefeito ao destacar que a administração municipal tem atuado nas obras dos 56 quilômetros de corredores de ônibus na cidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -


Segundo o superintendente da Transerp, Marcelo Galli, o experimento deste veículo na cidade é mais um passo para garantir melhores condições de conforto e maior satisfação do usuário do transporte coletivo urbano.

“Queremos cada vez mais proporcionar bem-estar aos passageiros e à população em geral com um serviço moderno e eficiente. ”, destacou.


Para o diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável.

“Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades”, explica o executivo.

Além do chefe do Executivo, também participaram da solenidade o vice-prefeito Daniel Gobbi, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar; vereadores e representantes do consórcio PróUrbano.

Benefícios do ônibus elétrico
Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo, ao garantir impacto da redução na poluição sonora.
O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

• Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé. (modelo em teste 24 passageiros sentados e 45 de pé).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

‘Araraquara vive situação de pós-guerra’, afirma presidente da Ceagesp

“Havia pessoas passando fome, tendo de comer animais domésticos”, lamentou. “A situação que eu vi, na cidade, é de pós-Guerra.

Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro

Imunizante da Janssen contra covid-19 tem dose única

#Fiqueemcasa: Mas os acolhidos do CETREM jogam futebol e lancham por sentimento de isolamento

Jogo de futebol, lanche e momentos de convivência foram o foco neste último domingo

Hoje(21) iniciou o inverno

SP terá duas ondas de frio intenso no inverno 2021, prevê especialista

Vacinação: cadastros para pessoas de 50 a 59 anos abrem nesta segunda

A vacinação acontecerá na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de junho, a partir das 8h30 em 36 postos de vacinação nas unidades de saúde de Ribeirão Preto
- PUBLICIDADE -