A Semana Nacional do Trânsito teve a sua abertura oficial nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, em Ribeirão Preto, com uma ação educativa idealizada pelo Grupo de Prevenção de Acidentes de Trânsito. A atividade abordou diversos pedestres e condutores, na Esplanada do Theatro Pedro II.
Durante a atividade educativa foram distribuídos panfletos com as regras de segurança no trânsito e cartilhas educativas, bem como orientações para motoristas e pedestres sobre os cuidados na travessia.
As ações contam com o apoio do Grupo de Prevenção de Acidentes, formado por Prefeitura de Ribeirão Preto, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Transerp, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, SAMU, Hospital das Clínicas, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Sincor – Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, USP, Unaerp, Turb, Pró-Urbano, Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
“Avaliamos esta ação como uma excelente iniciativa para ensinarmos os princípios básicos do trânsito. Cada medida educativa tem sido fundamental para contribuir na formação da população quanto às regras adotadas nas nossas vias urbanas”, destacou o gerente de Fiscalização de Trânsito, Alexander Lopes Silva.
De acordo com o Superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira JR, as ações realizadas e apoiadas pela empresa tem sido essenciais para reforçar aos motoristas e pedestres alerta sobre os riscos provocados pela imprudência no trânsito. “É apenas uma semana temática. No entanto, nossas ações de educação para o trânsito continuarão ao longo do ano com a realização de novas atividades.”
O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, disse que ações de conscientização como estas são fundamentais para alertar a população sobre os altos índices de acidentes no trânsito. “Para diminuir as estatísticas, o melhor caminho é o investimento em prevenção. É desta forma que conseguiremos diminuir a taxa de mortalidade”, afirmou Scarpelini.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Prevista na Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os riscos provocados pelos acidentes de trânsito. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. Sua finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para ao alcance de segurança viária.
Programação local das atividades
Dia 19 de setembro, terça-feira
Ação: Panfletagem.
Horário: 7h
Local: Terminal de Ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig
Ação: Palestra com funcionários da USP
Horário: 14h30min
Local: Avenida Bandeirantes, 3.900
Dia 20, quarta-feira
Ação: Reinauguração da Mini-Cidade Transerp.
Horário: 8h30
Local: Transerp
Obs: Alunos da EMEFEM Alfeu Gasparini, estarão presente na primeira visita a mini-cidade este ano. Contando também com a presença de autoridades.
Ação: Conscientização a universitários, condutores e pedestre – USP
Horário: 11h
Local: USP – portarias da avenida do Café e da Av. Bandeirantes (parceria Transerp/USP)
Dia 21, quinta-feira
Ação: Moto-check-up para motociclistas
Local: Avenida Dr. Francisco Junqueira, n° 1500
Horário: 9h ás 16h
Ação: Blitz Universitária
Horário: 19h ás 19h30
Local: UNAERP/UNIP
Dia 22, sexta-feira
Ação: Moto-check-up para motociclistas
Local: Avenida Dr. Francisco Junqueira, n° 3410
Horário: 9h ás 16h
Ação: Palestra na empresa Brasil Center
Horário: 10h30
Local: Rua Antônio Grelet, 121 – Campos Elíseos
Ação: Palestra na EMEI Zilda Cossa D’avila
Horário: 15h
Local: Rua -Antonio Frederico Ozanam, 50 – Jardim João Rossi
Dia 25, segunda-feira
Ação: Blitz Educativa
Horário: 16h às 16h30
Local: Avenida Treze de Maio (em frente ao Assai)
Ação: Blitz Universitária
Horário: 19h às 19h30
Local: Estácio/ Barão de Mauá