Ribeirão completa 160 anos como centro da primeira Região Metropolitana do interior

0
1330

Ribeirão Preto completa mais um aniversário e garante a conquista tão esperada da criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, composta por 34 municípios.

Este Polo Regional trará o desenvolvimento econômico e social aos municípios que o integram, tornando mais forte a região. A iniciativa fomentará, ainda, novos investimentos dos governos Estadual e Federal para áreas da educação, saúde, transporte, além de promover avanços nos segmentos agrícola, industrial, de comércio e serviços, atraindo novas empresas e fomentando a geração de emprego.

Como já acontece há anos, na noite de sábado, 18 de junho, o Sexteto Colibri comandou o tradicional Parabéns com Bolo, em comemoração aos 160 anos de Ribeirão Preto. A apresentação aconteceu às 22h, na Praça Sete de Setembro, com distribuição gratuita de bolo aos participantes presentes no evento. O Projeto Seresta Especial acontece anualmente no aniversário da cidade e visa difundir a música popular brasileira com interpretação de grandes clássicos.

Região Metropolitana – Dados do Governo do Estado mostram que a RMRP – Região Metropolitana de Ribeirão Preto deve concentrar uma população estimada de 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014, ocupando um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país). O Produto Interno Bruto (PIB) deverá atingir R$ 48,38 bilhões, de acordo com projeção com base nos dados de 2013. Esse valor representa 2,93% do PIB do Estado e 0,94% do PIB brasileiro.

Cidades que integram a Região Metropolitana: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Serrana, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.

A programação dos 160 anos da cidade – Acontece de 3 até 25 de junho, incluindo cinema itinerante, passando por grandes shows, atividades nos bairros e a inauguração do Parque das Artes.

Segundo Dulce Neves, secretária da Cultura, a programação cultural vai até onde a população está “Estamos com atividades em todos os bairros que abrigam Centros Culturais, além de escola, praças e parques, valorizando a comunidade, com cultura descentralizada. Fora isso, temos dois grandes nomes da música popular brasileira para prestigiar e a programação do Parque das Artes, que é o diferencial destas comemorações”.

As ações em comemoração ao aniversário dos 160 anos de Ribeirão Preto são realizadas pela Secretaria da Cultura, com patrocínio do Ribeirão Shopping, Santa Helena, Sesc e grupo São Francisco, com apoio da Fundação Dom Pedro II, Teatro Municipal, Marp e Centro Cultural Palace.

Confira a Programação:

21 de junho
· Apresentação com os alunos dos Centros Culturais da Vila
Tecnológica, Céu das Artes, Centro Cultural Quintino Facci II.
Finalização de semestre. Música e Dança de Rua
Horário: 14h e 19h
Local: Theatro Pedro II
Gratuito/Livre

· Abertura da Exposição “Amor e a Arte ao Alcance de Todos” por Juliana Santos
Horário: a partir das 19h.
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Vila Tecnológica (Rua das Tecnologias – Jardim Alexandre Balbo)
Gratuito/Livre

25 de junho
· Show cantora Simone
Horário: 20h
Ingressos: R$ 1 real (Vendas a partir do dia 15 de junho, na bilheteria do Theatro Pedro II)
Local: Theatro Pedro II

· Workshop de Dança Contemporânea com a Coreógrafa e Bailarina Denise Matta
Horário: das 10h às 12h
Local: Vila Tecnológica (Rua das Tecnologias – Jardim Alexandre Balbo)
· Ações de Artesanato e Fotografia – Com Tania Zem e Lucas Passos
Horário: das 10h às 13h
Local: Centro Cultural dos Campos Elíseos (Rua Capitão Salomão, s/n)
Gratuito/Livre

· Abertura e Premiação da XXIX Bienal de Arte Fotográfica
Brasileira em Preto e Branco
Horário: a partir das 19h
Visitação: Segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 10h às 12h
Local: Centro Cultural Palace – Rua Duque de Caxias, 322
Auditório “Pedro Paulo da Silva” /Salão Verde/ Salão Mármore/ Galerias
01 e 02/ Vagões Culturais
Gratuito/Livre