InícioCidadesRetrospectiva: Transerp promove inovações para melhoria da segurança viária

Retrospectiva: Transerp promove inovações para melhoria da segurança viária

Projeção da central de controle do trânsito, implantação de semáforos inteligentes e modernização da Área Azul são alguns dos destaques

- continua após a publicidade -

Projeção da central de controle do trânsito, implantação de semáforos inteligentes e modernização da Área Azul são alguns dos destaques

Durante o andamento das obras do programa Ribeirão Mobilidade em 2022, a Transerp tem sido fundamental para colocar em operação os novos corredores do transporte coletivo, cuidar das interdições necessárias, promover inovações em conjunto com a prefeitura de Ribeirão Preto para implantar semáforos com tecnologia de ponta, e além de projetar um moderno CCO (Centro de Controle Operacional) para monitorar as condições atuais do trânsito nas ruas e avenidas da cidade.

Essas benfeitorias serão mais que essenciais para garantir segurança viária nas vias municipais. Ainda nos próximos dias, haverá o início da instalação dos componentes técnicos para implantar o Sistema de Tráfego Inteligente – ITS (sigla na disposição da língua original inglesa), mais conhecido como semáforos inteligentes, ao longo dos 56 quilômetros de corredores de ônibus, o que criará uma onda verde para o transporte coletivo urbano, garantindo maior fluidez aos ônibus urbanos.

O ITS é uma aplicação avançada, pois incorporará inteligência e visa fornecer serviços inovadores relacionados a diferentes modos de transporte e gerenciamento de tráfego, e que controlará toda operação dos corredores estruturais do transporte coletivo, tanto aqueles já implantados como os que estão em construção.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O semáforo é “inteligente” porque o sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos.

Já o CCO, tem projeção de 383,00 m² de área construída, iniciou as suas obras neste mês de dezembro, na sede da Transerp. Essa nova central será uma revolução para integrar o trabalho operacional dos Agentes Civis de Trânsito e os Agentes de Fiscalização de Transporte, assim, ampliar o monitoramento urbano e aperfeiçoar a gestão da mobilidade nas principais vias da cidade.

arquivo

A obra do CCO recebe investimentos na ordem de R$ 2.393.533,42 por meio de recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Com o CCO haverá o monitoramento on-line do trânsito (sistemas semafórico e de câmeras, melhoria do monitoramento do transporte coletivo) sob o auxílio de vídeo Wall com 20 TV’s/Monitores de 55 polegadas; além de uma moderna plataforma de integração tipo Smart City (Cidade Inteligente) e com mapa de georreferenciamento. 

Composição do CCO:

84 controladores semafóricos eletrônicos;

161 programações semafóricas;

13 câmeras CFTV (Circuito Fechado de Televisão);

Modernização da Área Azul

Em meio aos diversos de investimentos para a melhoria da mobilidade local, desde o mês de novembro, houve a digitalização da Área Azul com a instalação de parquímetros e inserção de novos aplicativos para utilizar o estacionamento rotativo.  

A Área Azul Digital conta com 1.195 vagas disponíveis nas vias da região Central. A Área Azul permite que todos tenham a oportunidade de estacionar seu veículo em locais de grande movimento, em especial nas regiões comerciais.

Nessa vertente da inovação, a Transerp substituiu as placas da Área Azul com as novas informações necessárias aos motoristas. Agora, as placas destacam que a fiscalização é realizada por uma viatura móvel com videomonitoramento, de acordo com a resolução vigente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Projeto “Sorri Ribeirão” vai atender pacientes que aguardam prótese dentária

Ação acontece no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, no NGA e irá atender mil pacientes previamente agendados pela Secretaria da Saúde

Prêmio Brasil Olímpico marca anúncio de RP como sede dos Jogos da Juventude 2023

Cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Inscrições para Concurso Público da Câmara de Sertãozinho terão início

na próxima terça-feira, dia 07 A Presidência da Câmara de Sertãozinho anunciou, recentemente, um concursopúblico para uma vaga de Analista de Licitações e Contratos.A organização,...

Sessões ordinárias na Câmara de Sertãozinho serão retomadas nesta

segunda-feira, dia 06, a partir das 18h Na próxima segunda-feira, dia 06, a partir das 18h, ocorrerá a primeira sessãoordinária da Câmara Municipal de Sertãozinho...

Programa Inclusão Produtiva tem vagas abertas

Inscrições são para cursos de higienização e manipulação de alimentos e desenvolvimento de vitrines
- PUBLICIDADE -