Uma onça parda, também conhecida como sussuarana, localizada numa quadra de esportes no bairro Recreio Internacional, zona Leste da cidade, foi captura pelo Corpo de Bombeiros com auxílio dos profissionais do Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto, após solicitação de moradores.
Segundo o veterinário do Bosque Zoo, Cezar Branco, exames concluíram que o animal não tem fraturas nem lesões e deverá ser solto em seu habitat. “O Raio X não apontou problemas”.
“A reintrodução ocorrerá amanhã [quinta, 05] em local a ser definido pela Polícia Ambiental”, disse Alexandre Gouveia, diretor do Bosque.
Conforme Gouveia, o aparecimento de animais selvagens e silvestres chama a atenção. “Isso deve ocorrer pela redução no número de matas, na fragmentação dos habitats e também pelo fato desta espécie ter hábitos solitários e percorrer entre 50 a 70 quilômetros quadrados por noite”.
Fato recorrente
Desde dezembro do ano passado, três onças sussuaranas deram entrada no Bosque. A última chegou esta semana, vinda de Matão, após atropelamento. O animal ficará em observação até que seja devolvido à natureza. “Nossa ideia é sempre reintroduzir os bichos em seu habitat”, concluiu o diretor do Bosque.