InícioCidadesObra da Nove de Julho será dividida em três frentes e executada...

Obra da Nove de Julho será dividida em três frentes e executada a cada dois quarteirões

Plano detalhado foi apresentado para entidades representantes dos setores de comércio e serviços de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Plano detalhado foi apresentado para entidades representantes dos setores de comércio e serviços de Ribeirão Preto

A obra de restauração da avenida Nove de Julho será feita simultaneamente por três equipes de trabalhadores da Construtora Metropolitana, que venceu a concorrência pública e apresentou um detalhado plano de execução aos representantes dos setores do comércio e de serviços, na tarde desta quarta-feira, 14, na prefeitura. Serão três frentes de trabalho. A primeira vai se concentrar na restauração da avenida e na construção de um corredor exclusivo para ônibus em toda a extensão da Nove de Julho. Outra equipe vai construir uma galeria de águas pluviais na rua Marcondes Salgado, enquanto a terceira turma vai fazer uma galeria idêntica na rua São José.

As duas galerias vão solucionar o alagamento da região central. Elas vão criar uma ligação subterrânea entre as avenidas Nove de Julho e Francisco Junqueira. Hoje, as águas da chuva que descem da “Nove” se acumulam na região do Shopping Santa Úrsula e, em seguida, ainda mais abaixo, em outras ruas do Centro. Com a construção das duas galerias, elas descerão subterraneamente, direto para o córrego Retiro Saudoso.

Para evitar grandes intervenções no trânsito, os trabalhos serão executados a cada dois quarteirões, tanto nas ruas Marcondes Salgado e São José quanto na avenida Nove de Julho. A ideia é que as obras não interrompam o funcionamento do comércio e da prestação de serviços na centenária avenida, que abriga um dos principais centros comerciais de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Cada equipe contará com 25 homens, além de um coordenador específico. E o canteiro de obras, com refeitório, almoxarifado, oficina e banheiros, será montado na Nove de Julho entre a Floriano Peixoto e a Marechal Deodoro, num trecho do canteiro central onde não há árvores.

Plantadas em 1949 e tombadas em 2008, todas as sibipirunas serão preservadas, assim como os paralelepípedos e os azulejos portugueses que formam os mosaicos do canteiro central. Eles serão retirados e recolocados de forma totalmente alinhada.

No caso dos paralelepípedos, depois de retirados, será feita uma compactação de terra no subleito. Em seguida, a base do solo receberá uma camada de brita e, sobre ela, outra camada de 12 cm de concreto armado.

Depois, o piso ainda receberá um berço de areia compactado e, somente após esta etapa, receberá novamente os paralelepípedos, que não correrão o risco de voltar a sofrer os desníveis atuais que, há vários anos, têm incomodado motoristas e usuários de ônibus.

arquivo pessoal

Nos próximos dias, a Construtora Metropolitana vai apresentar um cronograma detalhado de cada trecho da obra e receberá uma Ordem de Serviço assinada pelo prefeito Duarte Nogueira, para início dos trabalhos.

“A Nove de Julho faz parte da história de Ribeirão Preto. Sua restauração e os outros benefícios que a obra trará, como o corredor de ônibus e as ações antienchente, são um presente para todos nós, ribeirão-pretanos, neste aniversário da cidade”, comentou o prefeito.

Além de secretários e técnicos das secretarias de Obras e da Casa Civil, da Saerp e da Transerp, participaram da reunião os dirigentes da ACI-RP, da CDL, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ribeirão Preto, do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e do Grupo Multiplan.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow 🚜Tarcisio Anuncia Investimentos Bilionários no Agronegócio Durante visita 🚜

O primeiro dia da Agrishow, o maior evento da América Latina em tecnologia de agricultura, foi repleto de novidades para o agronegócio. O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão para 2024

🏘️ Venda de Imóveis Usados em São Paulo Dispara em Fevereiro 📈

Houve um crescimento geral de 18,11% nas vendas de casas e apartamentos em fevereiro em comparação com janeiro. Este aumento foi observado em todas as regiões do estado

🎁 ShoppingSantaÚrsula Sorteia Citroën C3 Aircross e Oferece Colar na Campanha do Dia das Mães 🚗

Promoção acontece entre 1º e 12 de maio, com sorteio de carro e colares de presente para clientes. @shoppingsantaursula

🏁 Exposição de Réplicas de Carros de Corrida é Prorrogada no RibeirãoShopping 🏎️

A exposição Fórmula Design & Best of The Best agora pode ser visitada até 5 de maio Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

🎸 Titãs Trazem “Titãs Microfonado” a Ribeirão Preto 🎤

Os Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil, trazem seu novo show "Titãs Microfonado" para Ribeirão Preto. A apresentação acontecerá no Multiplan Hall
- PUBLICIDADE -