Maio Amarelo: Esplanada do Theatro Pedro II recebe ações contra acidentes no trânsito

0
1036

Diversas ações integradas da programação municipal do movimento Maio Amarelo foram realizadas no último sábado, dia 27 de maio, na esplanada do Theatro Pedro II. Mais de 1.500 pessoas acompanharam as atividades no entorno da Praça XV de Novembro.

Uma das atrações de destaque foi a simulação de desencareseramento de vítimas presas em ferragem com a participação dos funcionários do Corpo de Bombeiros, SAMU, Transerp, entre outros apoiadores. A ação ocorreu de forma didática e com explicações para o público conhecer passo a passo do procedimento para o salvamento das vítimas.

O evento também contou com uma exposição de dois veículos danificados, de uma van da caravana #FocaNoTrânsito do Detran-SP (distribuindo folhetos para a prevenção de acidentes) e de algumas tendas de apoio aos participantes das ações integradas.

A Transerp com a proposta de estimular a educação para o trânsito por meio de ações com crianças e adolescentes levou para a esplanada sua mini-cidade móvel. O material é composto por uma lona totalmente sinalizada com pequenas placas e semáforos onde é possível andar de bicicleta sob a orientação de um instrutor.

“Avaliamos esta ação como uma excelente iniciativa para ensinarmos os princípios básicos do trânsito. Cada medida educativa tem sido fundamental para contribuir na formação da população quanto às regras adotadas nas nossas vias urbanas”, destacou o gerente de Fiscalização de Trânsito, Alexander Lopes Silva.

De acordo com o Superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira JR, as ações realizadas por meio do movimento Maio Amarelo tem sido essenciais para reforçar aos motoristas e pedestres sobre os riscos provocados pela imprudência no trânsito. “Estamos na reta final deste movimento. No entanto, nossas ações de educação para o trânsito continuarão ao longo do ano com o desenvolvimento de novas atividades”, finalizou.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada em vários países entre o Poder Público e a sociedade, voltada à conscientização e discussão sobre responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento das pessoas no trânsito, trazendo maior atenção ao número de mortos e feridos no trânsito.

Em Ribeirão Preto, as ações estão sendo feitas com o apoio entre Transerp, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Polícia Militar, Artesp, Governo do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Equipe GRAU, SINCOR/SP, SINDSEG com o apoio do Mercado Segurador, Turb, Moto Clube Águias de Cristo, SEST/SENAT e SINCOR-SP, Observatório Nacional de Segurança Viária, USP, Unaerp, Barão de Mauá, Detran-SP e Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.