Na manhã de terça-feira, 05/04, foram instaladas as primeiras 03 “caçambas comunitárias” gratuitas em Ribeirão,
O presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) dos resíduos sólidos na Câmara Municipal e detectou a necessidade da indicação da criação dos eco pontos.
O lançamento do projeto piloto aconteceu em área que fica entre as Avenidas Patriarca e Pedreira de Freitas, no complexo Parque Ribeirão Preto.
O objetivo é instalar as caçambas em terrenos onde há um grande descarte irregular de resíduos.
A população poderá descartar nas caçambas menos de um metro cúbico de material gratuitamente. ´
Fiscalização
Interessante é saber quem fará a fiscalização do despejo Maximo nas caçambas, e ao estarem lotadas deverão ser retiradas do local, pois caso contrario o local em volta se tornara um lixão, e a intenção pode ser boa, mas os resultados desastrosos.
Além de facilitar para a população o descarte desse tipo de lixo, a iniciativa busca a recuperação de áreas degradadas.
A Prefeitura tem um alto custo para realizar a limpeza desses locais diariamente, incluindo ainda a mão de obra para separar os dejetos. Agora, os munícipes poderão destinar os entulhos separadamente.
Assim, a administração evitará gastos com as máquinas para recolher e para separar os materiais.
Outro benefício é evitar a proliferação de animais peçonhentos, como o mosquito Ayedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zika vírus e Chikungunya.
Até junho, três praças com maior acúmulo de entulhos receberão o programa Eco Praça, que de forma piloto pretende implantar caçambas para depósito de entulhos.
“São dois programas econômicos e que podem ser implantados a curto prazo”, explica Marcelo Reis, coordenador de Limpeza Urbana. O custo de implantação em cada praça será de R$ 5 mil.
Participaram da solenidade a prefeita municipal, Dárcy Vera, o presidente da Câmara, vereador Walter Gomes e os vereadores, Giló, Samuel Zanferdini, André Luiz