Guarda Metropolitana detém em flagrante acusado de furto de cabos em poço do Daerp

Junto com ele foram apreendidos um carro e ferramentas utilizadas para o furto.

0
1071

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) deteve em flagrante na noite deste domingo, 21, um homem que estava tentando furtar cabos elétricos no poço do Daerp no Avelino Alves Palma, na região Norte de Ribeirão Preto.

Junto com ele foram apreendidos um carro e ferramentas utilizadas para o furto.


A GCM chegou ao local por volta das 20h do domingo, junto com uma equipe de operação volante do Daerp, e encontrou três pessoas tentando realizar o furto de cabos. Um dos suspeitos foi detido e os outros dois conseguiram fugir. Eles já tinham estourado o painel de energia do poço e estavam iniciando o furto quando foram flagrados. 


A viatura da Guarda Metropolitana encaminhou o homem detido, junto com o carro e as ferramentas encontradas, para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi feita a prisão e apreensão das ferramentas e do carro encontrados no local. Esta foi a primeira detenção realizada pela GCM, em poços do Daerp, neste ano.


Desde o ano passado, a Guarda Civil Metropolitana, a pedido da Superintendência do Daerp, vem intensificando a vigilância nos poços com o objetivo de reprimir os furtos de cabos elétricos.

arquivo

Monitoramento
O Daerp está com uma licitação aberta para a contratação de empresa especializada para a instalação de sistemas de monitoramento de segurança em 74 unidades, entre poços, reservatórios e estações elevatórias de água e esgoto. O investimento previsto é de R$ 1,33 milhão. 


Estão previstas a instalação de central de alarme com controle a distância, câmeras, sensores de presença, sensor magnético e sirene.

Das 74 unidades selecionadas para implantação desta primeira etapa, 15 terão, além dos sensores de presença, câmeras para identificação de possíveis invasores. 


O edital prevê, ainda, que a empresa vencedora terá de dispor de uma central de monitoramento 24 horas, que terá as informações compartilhadas com o Daerp, além de viaturas para atendimento das ocorrências. O prazo máximo para que as equipes da empresa de monitoramento cheguem até a unidade é de 30 minutos após acionado o alarme na central.


Além do sistema de monitoramento, o Daerp também está contratando a instalação de concertina dupla para todas as 74 unidades. Serão instalados sete mil metros de concertina. O prazo de implantação das concertinas nas unidades é de até 12 meses após a assinatura do contrato. 


A licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi realizada no dia 11 de fevereiro. O processo está em análise técnica da proposta apresentada pelas empresas que ofertaram o menor preço. A análise deverá ser concluída nesta semana.