‘Frente Segura Ribeirão’ depende de condutores para que funcione

0
735

Sinalização é ampliada na cidade com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito

No domingo, dia 22 de agosto, a Transerp implantou mais três novas sinalizações do projeto “Frente Segura Ribeirão”, que consiste em áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares. Desta vez, as demarcações foram feitas em dois cruzamentos da avenida Jerônimo Gonçalves e em um da avenida Caramuru.

A nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril, incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição desta sinalização, destinada exclusivamente aos motociclistas.

“Esta é a terceira ampliação destas áreas na cidade. Agora, já são 25 cruzamentos com esta sinalização. É mais segurança para o trânsito destas duas avenidas com grande fluxo de veículos”, destaca Marcelo Galli, superintendente da Transerp.

As três novas sinalizações foram demarcadas nos seguintes cruzamentos:

• avenida Jerônimo Gonçalves com a rua Santos Dumont
• avenida Jerônimo Gonçalves com a rua São Sebastião
• avenida Caramuru com a rua Saldanha Marinho

Sobre o “Frente Segura Ribeirão”

O “Frente Segura Ribeirão” é um projeto do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp. Com a demarcação antes da faixa de retenção nos semáforos, a sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.

Benefícios do projeto

• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com outros veículos no momento da abertura  do verde do semáforo;

• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.