A Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) concluiu nesta quarta-feira, 11 de maio, os trabalhos de desassoreamento na barragem de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto.
Entre os serviços executados foi realizada a retirada de barro e de mato.
Para dar maior fluidez da água e evitar transtornos com inundações, a CLU faz periodicamente a dragagem dos córregos e de barragens de contenção. Essas ações preventivas acontecem dentro e fora do perímetro urbano.
O desassoreamento consiste na retirada de barro e de massa verde das barragens. O excesso desses materiais pode dificultar a passagem da água causando transbordamentos e até enchentes.
O coordenador de Limpeza Urbana, Marcelo Reis, destaca a importância da ajuda dos moradores para combater o descarte irregular de lixo e de entulho às margens dos córregos. Essa prática criminosa causa entupimento não só das barragens, mas também das tubulações das galerias de águas pluviais.
Em média as equipes retiram de cada barragem mais de 80 caminhões de lama, o equivalente a 800 m³.
“Esses serviços são extremamente necessários para ajudar a combater possíveis enchentes e também manter a fluidez da água dos córregos. Os funcionários percorrem constantemente os locais para mantê-los limpos e evitar os alagamentos”,
afirma Reis