InícioCidades“Concurso de Frases e Vídeos” e “Dia do Desafio” marcam lançamento da...

“Concurso de Frases e Vídeos” e “Dia do Desafio” marcam lançamento da campanha contra uso do tabaco

- continua após a publicidade -

As secretarias municipais da Saúde, da Educação e  Esportes lançam, nesta quarta-feira, 31 de maio, na Cava do Bosque, às 8h30, no  Dia Mundial sem Tabaco, o Concurso de Frases e Vídeos – 2017.

“Mitos e Verdades Sobre as Formas Alternativas do Uso do Tabaco: Narguilé, Cigarro de Palha, e Cigarro Eletrônico.” O concurso premiará o melhor vídeo e a melhor frase.

O concurso, voltado para alunos do ensino fundamental das escolas municipais,  tem com o objetivo trabalhar a prevenção do tabagismo junto aos estudantes, incentivando-os a buscar de forma lúdica e criativa, informações qualificadas sobre os usos alternativos do tabaco (narguilé, cigarro de palha e cigarro eletrônico) e os riscos ao seu consumo.

A coordenadora do Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Rute A. Casas Garcia, avalia que os indicadores de mortalidade prematura causadas pelo tabaco são assustadoras. “Quando analisamos esses indicadores, verificamos que casos de câncer causados pelo uso do tabaco ainda é muito grande.  As ações de prevenção evitam a formação de novos fumantes e aumenta a vida dessas pessoas.

Este ano, o concurso, que faz parte da campanha contra o tabagismo, estará atrelado ao “Dia do Desafio”, também conhecido como Chalenge Day, frase que inspira o movimento – “Você Mexe e o mundo mexe junto”, campanha que busca a conscientização global de praticar uma atividade física diariamente, que também será lançado na Cava do Bosque, simultaneamente com o concurso.

“A ideia é aproveitar a grande mobilização que o Challenge Day proporciona e lançar um desafio aos nossos jovens, o desafio constante de nunca fumar, na mesma proporção em praticar atividades físicas constantemente. É uma grande estratégia eficaz para conscientizá-los do quanto mal o cigarro faz à saúde”, explica o secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A secretária da Educação, Suely Vilela, ressalta a importância do evento.

“Ações integradas, como essa, têm significado muito positivo para a formação dos alunos. Hoje é possível conscientizar os estudantes quanto aos prejuízos causados pelo cigarro, orientar sobre os benefícios da prática esportiva e, ao mesmo tempo, desenvolver a linguagem artística e o conteúdo cultural desses jovens.”

Para o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, o esporte pode ser um grande estímulo na prevenção e interrupção do tabagismo.

”Os benefícios a quem para de fumar são rapidamente percebidos, como melhora na resistência e no desempenho, principalmente em relação à respiração. Portanto, ações como essas devem ser constantes”, declarou.

O Concurso

Poderão participar alunos do ensino fundamental II 6º ao 9º ano das escolas municipais de Ribeirão Preto que aderirem ao projeto do concurso.

Para o concurso de frases, participarão alunos de 6º e 7º anos. Para o concurso de vídeos, participarão alunos de 8º e 9º anos.

Para participar, cada escola selecionará para a inscrição no concurso até 10 frases e até cinco vídeos. As frases deverão conter mensagem que aborde o tema do concurso. Não há limite de palavras.

O vídeo poderá ter até um minuto e 30 segundos, sobre o tema proposto

A realização do vídeo deverá seguir as referências bibliográficas indicadas nas regras do concurso.

Todos os vídeos e frases selecionados pelas escolas serão avaliados por uma Comissão Julgadora, dentro dos critérios indicados nas regras do concurso. As dez primeiras frases e os dez primeiros vídeos classificados serão divulgados nos sites das secretarias Municipais da Saúde e da educação e passarão por votação pública.

A frase e o vídeo que receber maior número de votos até a data limite da votação serão considerados os vencedores do concurso.

A premiação deverá ocorrer dia 27 de novembro de 2017, data ainda a ser confirmada.

As inscrições deverão ser feita por meio do envio online da ficha de adesão até 26 de junho de 2017, disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde.

A organização do evento é dos Profissionais do Grupo de Controle do Tabagismo e Equipe técnica do programa de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíves.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -