O mês de janeiro é conhecido como mês das chuvas e isso acaba aumentando o número de buracos nas ruas e rodovias de Ribeirão Preto e região. Para evitar prejuízos causados pelos buracos que acabam com seu carro, anote dicas úteis.
Os buracos nas ruas e rodovias são grandes problemas enfrentados não apenas pelos motoristas da nossa região, mas do país todo.
Além dos acidentes, eles causam muitos danos aos veículos, principalmente nos pneus, amortecedores e suspensão.
Janeiro é um mês típico de chuvas, que acabam por agravar ainda mais os estragos nos asfaltos. Nessa época, é importante que os motoristas tenham cuidados redobrados para garantir sua segurança e evitar prejuízos no veículo.
Anote alguns cuidados que você pode tomar para minimizar os prejuízos causados pelos buracos.
Cuidados para minimizar danos provocados pelos buracos nos veículos
O impacto causado no veículo por um buraco pode danificar a roda e furar ou cortar um pneu. Sem contar que, ao passar em um buraco, você terá que fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus.
Então, para amenizar esses e outros problemas, anote alguns cuidados para minimizar os danos causados pelos buracos:
1- Reduzir a velocidade
Quanto mais alta a velocidade, mais complicado fica conseguir desviar dos buracos, fora no risco de perder a direção. Se você não conhece bem a rua, tenha atenção redobrada e isso vale para os dias de chuva, principalmente em caso de poças d’água que podem esconder um enorme buraco.
2- Fazer a revisão ajuda a manter o controle do veículo
Leve seu veículo a um mecânico para verificar bandejas, molas, buchas, terminais de direção e pivôs. Assim, caso você passe por um buraco, evitará um acidente maior, já que conseguirá manter o controle do veículo.
3- Calibre os pneus
Pneus calibrados diminuem o risco de furos e rasgos, portanto, não os deixe vazios. O ideal é fazer o balanceamento e alinhamento sempre que rodar 10 mil km.
4- Revise a suspensão e amortecedores
Saiba que quanto menor for a estabilidade do seu veículo, maior será o dano, em especial se estiver em alta velocidade.
5- Frear de devagar
Se você não tem tempo de desviar de um buraco, mantenha o volante reto e não freie bruscamente. O impacto é maior quando as rodas travam, o que danifica os pneus, freios e suspensão.
Dica: pise na embreagem ao passar pelo buraco para minimizar o risco de danificar o câmbio.
6- Mantenha uma distância segura do outro veículo
Manter uma distância boa do veículo da frente permite melhor visualização do buraco e você terá tempo suficiente para se desviar.
O que fazer se um buraco danificar o seu veículo
Se o seu carro foi danificado ao passar por um buraco, você pode pedir indenização ao Poder Público ou acionar o seguro do carro.
Se você estiver no perímetro urbano da sua cidade, exija que a prefeitura indenize o prejuízo.
Caso você tenha contratado o seguro auto, não tome qualquer atitude antes de consultar a sua seguradora.
Saiba que você precisa comprovar os prejuízos causados em razão do buraco no asfalto e esse é um direito garantido pela Constituição Federal, como no Código Civil Brasileiro (artigos 186, 402, 927 e 944).
Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Seguro de Automóvel.