A Lagoa do Saibro, localizada no Parque São Sebastião, será, ao mesmo tempo, sala de aula e objeto de estudo para os alunos da Emef Jarbas Massullo na próxima semana. Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental irão até o local nos dias 18, 19 e 21 de setembro para uma aula prática, com o objetivo de estudar a área de recarga do Aquífero Guarani.
A atividade complementa as ações desenvolvidas em sala de aula, com foco na ampliação do conhecimento e contextualização das questões locais com as apresentadas no material didático disponível na escola.
Aspectos como a importância do reservatório e a sobrevivência da área ambiental na superfície serão privilegiadas, de modo que os alunos compreendam a relação entre os recursos hídricos, o clima, a vegetação e o planejamento urbano envolvidos nesse processo de ocupação territorial.
As datas das visitas foram escolhidas por antecederem a entrada da Primavera. Estudos teóricos sobre o tema estão sendo realizados na escola desde o início do mês de setembro e, após a visita, serão apresentados os materiais produzidos pelos alunos.
Com a atividade, os alunos estão estudando os biomas brasileiros e poderão fazer uma correlação entre as espécies do Cerrado e Mata Atlântica com espécies presentes ao redor da lagoa. Estão em desenvolvimento, ainda, estudos sobre o Aquífero Guarani, sua importância como reservatório e necessidade para o abastecimento do município de Ribeirão Preto.
Durante a visita, os alunos farão anotações sobre a observação ambiental e urbana e sobre a relação que envolve ambas as partes. O objetivo é buscar o entendimento sobre o estado em que se encontra a lagoa e formas para resolver o problema do assoreamento e perda hídrica de suas águas superficiais.