Começa montagem da estrutura metálica para abrigar Maria Fumaça

Após concluir as obras de fundação, foi iniciada a implantação das vigas metálicas do abrigo que irá remeter uma miniestação ferroviária

0
547

Após concluir as obras de fundação, foi iniciada a implantação das vigas metálicas do abrigo que irá remeter uma miniestação ferroviária

Nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, começou a implantação no Parque Maurílio Biagi da estrutura que irá receber a cobertura metálica do local que irá abrigar a Maria Fumaça, restaurada no ano passado. O abrigo irá remeter uma miniestação ferroviária, com espaço de visitação da população.

A locomotiva ficava exposta na Praça Francisco Schmidt, região central de Ribeirão Preto, sendo patrimônio histórico Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac). Foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas/SP, com o custo de R$ 749 mil, voltando para Ribeirão Preto assim que a miniestação for concluída.

Imagem divulgação

“Pensamos em um restauro que vai além de manter viva a história cafeeira da nossa cidade, mas que ela possa um dia voltar aos trilhos e reviver o passado de Ribeirão Preto”, disse o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

Assim que for concluída, a Maria Fumaça ficará em um espaço cercado, mas com a possibilidade de a população poder ver a locomotiva. Terá também um espaço interno para visitas monitoradas, com explicação sobre a história da Maria Fumaça, a chegada e sua evolução em Ribeirão Preto e a região, bem como a importância que o café teve para a cidade.

O local terá também segurança contra atos de vandalismo, como câmeras e sensores de segurança, além de um projeto de luminotécnico moderno e que destaca a importância do bem histórico.

Com o restauro da Maria Fumaça, que foi fabricada na Alemanha, em 1912, e bastante utilizada para escoar a produção de café até o porto de Santos no início do século passado, em uma segunda etapa (com alguns ajustes mecânicos) será possível que ela volte a funcionar para criar um passeio de trem no futuro, seguindo um roteiro turístico partindo de Ribeirão Preto.