InícioBlogsComeça montagem da estrutura metálica para abrigar Maria Fumaça

Começa montagem da estrutura metálica para abrigar Maria Fumaça

Após concluir as obras de fundação, foi iniciada a implantação das vigas metálicas do abrigo que irá remeter uma miniestação ferroviária

- continua após a publicidade -

Após concluir as obras de fundação, foi iniciada a implantação das vigas metálicas do abrigo que irá remeter uma miniestação ferroviária

Nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, começou a implantação no Parque Maurílio Biagi da estrutura que irá receber a cobertura metálica do local que irá abrigar a Maria Fumaça, restaurada no ano passado. O abrigo irá remeter uma miniestação ferroviária, com espaço de visitação da população.

A locomotiva ficava exposta na Praça Francisco Schmidt, região central de Ribeirão Preto, sendo patrimônio histórico Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac). Foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas/SP, com o custo de R$ 749 mil, voltando para Ribeirão Preto assim que a miniestação for concluída.

Imagem divulgação

“Pensamos em um restauro que vai além de manter viva a história cafeeira da nossa cidade, mas que ela possa um dia voltar aos trilhos e reviver o passado de Ribeirão Preto”, disse o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Assim que for concluída, a Maria Fumaça ficará em um espaço cercado, mas com a possibilidade de a população poder ver a locomotiva. Terá também um espaço interno para visitas monitoradas, com explicação sobre a história da Maria Fumaça, a chegada e sua evolução em Ribeirão Preto e a região, bem como a importância que o café teve para a cidade.

O local terá também segurança contra atos de vandalismo, como câmeras e sensores de segurança, além de um projeto de luminotécnico moderno e que destaca a importância do bem histórico.

Com o restauro da Maria Fumaça, que foi fabricada na Alemanha, em 1912, e bastante utilizada para escoar a produção de café até o porto de Santos no início do século passado, em uma segunda etapa (com alguns ajustes mecânicos) será possível que ela volte a funcionar para criar um passeio de trem no futuro, seguindo um roteiro turístico partindo de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -