InícioRegiãoMocócaMococa dentro do novo Mapa do Turismo Brasileiro

Mococa dentro do novo Mapa do Turismo Brasileiro

- continua após a publicidade -

O Ministério do Turismo está divulgando o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que revela os municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local, e Mococa está presente, integrando a região turística “Café com Leite” – uma das 28 regiões turísticas do Estado de São Paulo -, ao lado de Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, Tambaú e Vargem Grande do Sul.

Mococa, que já aparecia no último Mapa, apurado em 2013, se manteve na categoria D do novo Mapa.
Contudo, São João da Boa Vista, Aguaí, Itobi, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antonio do Jardim, São Sebastião da Grama e Tapiratiba, que estavam no Mapa em 2013 e na região turística “Café com Leite”, ficaram de fora.

O Estado reduziu de 645 para 222 o número de municípios participantes de suas 28 regiões turísticas.

Os 222 municípios do Estado de São Paulo presentes no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo Ministério do Turismo, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o novo Mapa, as cidades de São José do Rio Pardo e Caconde estão contempladas na categoria C; já as cidades de Mococa, Águas da Prata, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Tambaú e Vargem Grande do Sul, na categoria D.

Raio X do novo Mapa do Turismo Brasileiro – O Brasil possui 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

“Em comparação ao documento anterior, publicado em 2013, a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro está mais enxuta. A grande maioria dos estados brasileiros diminuiu o número de municípios no mapa. Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos”, informa em nota o Ministério do Turismo.

“De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem”, completa.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro – “O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros”, informa em nota o Ministério do Turismo.

“Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades federativas e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo”, completa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -