A prefeitura de Ribeirão Preto divulgou nota na tarde desta terça-feira (12) que não decretará ponto facultativo para a próxima segunda-feira (18), quando a tocha olímpica passará pelas ruas de Ribeirão Preto em um dos maiores trajetos percorridos dentro de cidades (exceto capitais) do Brasil.
Comboio
A Tocha Olímpica passará pelas ruas em Ribeirão e a rotina do município mudará para esse dia, já que algumas das principais ruas, avenidas e até as rodovias serão interditadas para o revezamento.
Nesta terça-feira, 12, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), definiu as providências operacionais que serão adotadas pelas concessionárias ao longo do mês para o revezamento da Tocha Olímpica, já que o comboio que leva as chamas conta com 31 veículos, além do acompanhamento de batedores da Polícia Militar (PM) e por homens da Polícia Federal.
Haverá ainda um esquema especial para o comboio passar pelas praças de pedágio em cabines específicas, para evitar transtornos no tráfego e garantir a segurança dos veículos e seus usuários, além de boletins que deverão ser publicados nas redes sociais pelas concessionárias.
Rota da Tocha Olímpica em Ribeirão Preto
O revezamento da Tocha partirá da Avenida Dom Pedro I, bem em frente a fábrica da Coca-Cola, seguirá até a Avenida Francisco Junqueira e subirá a Rua Álvares Cabral.
Primeira parada e evento comemorativo
Em frente ao Teatro Pedro II ocorrerão comemorações organizadas pela Secretaria da Cultura junto ao comitê organizador, depois ela vai em direção a Rua Campos Salles. A passagem continua pela Avenida Independência, de onde segue para a Avenida João Fiúsa, Presidente Vargas, até chegar ao Novo Mercadão.
Segunda parada, eventos e Pira olímpica
O retorno do comboio passará pela Carlos Consoni, novamente na Fiúsa e vai em direção a Avenida Antônio Diederichsen, Avenida Maurílio Biagi e retorna pela Wladimir Meirelles para o Parque Raya(ponto final com cerimonia de acendimento de uma pira olímpica).
A tocha será conduzida por 120 pessoas em um percurso de 22 quilômetros. Entre os participantes desse revezamento estão Guega Fofanoff, único ribeirãopretano a disputar quatro Olimpíadas, que também integra o Comitê de Apoio e Doreedson Pereira criador do projeto Voluntários do Sertão.
“Ribeirão Preto só fica atrás das capitais na distância do percurso conduzindo a Tocha Olímpica a pé nas ruas da cidade.”