“Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.”
No último sábado, 9 de março, as mulheres envolvidas no projeto social Eme Kutala Eye: Eu Vejo Você, apoiado pela Saerp em parceria com o Instituto Terroá, realizaram sua primeira exposição dos artesanatos produzidos durante o programa.
O projeto, em vigor há quase dois anos, tem como objetivo principal unir e empoderar mulheres da região Norte da cidade, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, visando promover a independência financeira e emocional.
“A ideia é mostrar às mulheres que elas têm o poder de conquistar sua própria independência, tanto financeira quanto emocional, e oferecer as ferramentas necessárias para isso, por meio de cursos profissionalizantes, aulas e encontros onde compartilham experiências não apenas profissionais, mas de vida”, destaca Mônica Borges, assistente social da Saerp.
Na exposição, foram apresentados os produtos de crochê feitos de forma comunitária pelas mulheres, seguindo uma das propostas do projeto Eu Vejo Você.
O projeto não se limita apenas ao aprendizado do crochê; ele busca também promover a união e o apoio entre as participantes. Cada parte de um produto é feita por uma mulher diferente, incentivando a colaboração e fortalecendo os laços entre elas.
Essa iniciativa é parte dos programas sociais apoiados pela Saerp, que os efetiva em parceria com o Instituto Terroá.
O projeto Eu Vejo Você é uma das frentes de trabalho apoiadas pela Saerp, visando promover o empoderamento feminino e a independência financeira. O trabalho com as mulheres ocorre semanalmente na Comunidade da Locomotiva, aos sábados à tarde, e conta com o apoio de voluntários da USP-RP, que cuidam das crianças durante os encontros para garantir a participação de todas.
Esse é um dos programas sociais apoiados pela Saerp, que efetiva as ações através da parceria com o Instituto Terroá.
“O Instituto Terroá implanta os projetos sociais que apoiamos. No caso das ações realizações com mulheres, o instituto procura organizações e/ou projetos já existentes, para ampliar esses trabalhos. Um exemplo é o projeto Eme Kutala Eye: Eu Vejo Você, do União das Pretas, que vem sendo ampliado com apoio da Saerp, através da parceria com o Terroá. Com esse trabalho em conjunto, conseguimos assistir e efetivar os projetos sociais, tornando nossas ações realmente eficazes, atingindo os objetivos de cada proposta”, explica Mônica.
O projeto Eu Vejo Você é uma das frentes de trabalho apoiadas pela Saerp. Anteriormente, através da Terroá, era realizado um projeto de empoderamento feminino e independência financeira com outras mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“No ano passado, concluímos um dos apoios dos projetos de mulheres, que eram realizados em parceria com a Casa da Mulher RP. Foram ministrados cursos de confeitaria e de estética e hoje, algumas mulheres que participaram da ação já estão trabalhando na área”, afirma Monica.
O trabalho com as mulheres do Eu Vejo Você é realizado semanalmente na Comunidade da Locomotiva, aos sábados, no período da tarde. Para garantir que todas possam participar, além do horário flexível, o projeto também tem o apoio de voluntários da USP-RP, que dão assistência às mães, cuidando das crianças durante os encontros.