Ribeirão Preto sedia o 65º Congresso Estadual de Municípios

Com o tema “Município Forte. País Desenvolvido”, o evento reúne, durante três dias, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário

0
623

Com o tema “Município Forte. País Desenvolvido”, o evento reúne, durante três dias, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário

Até a próxima quinta-feira, 11 de maio, Ribeirão Preto sedia o 65º Congresso Estadual de Municípios, que após 42 anos está de volta à cidade. O encontro é voltado aos gestores públicos paulistas e reúne, durante três dias, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir assuntos relevantes aos municípios paulistas. A 65º edição do CEM tem o tema “Município Forte. País Desenvolvido”.

Foto: Guilherme Sircili

O evento é realizado anualmente pela APM – Associação Paulista de Municípios e, nesta edição, conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, Sebrae, CNM, Uvesp e Governo do Estado de São Paulo. No encontro serão recebidos, também, a iniciativa privada e a sociedade civil para o debate de ideias e de propostas, em forma de palestras e discussões plenárias, no espaço de convivência, onde acontece a exposição de produtos e projetos que visam auxiliar os gestores municipais na busca de soluções e inovação na esfera pública.

Foto: Prefeitura/CCS

“O desafio das cidades serão cada vez maiores. O governador tem esse compromisso de descentralização, onde os recursos podem ser melhor aplicados com maior entrega a população. Mais da metade da população passou a morar nas cidades. Então, os desafios da mobilidade, segurança, empregabilidade, sustentabilidade, saúde de qualidade, desafio de Assistência Social estão nas cidades. Esse congresso é uma oportunidade para aproveitarmos os painéis para o benefício das nossas cidades, da nossa população. Ribeirão Preto governa pra cada habitante, cada bairro, sem deixar ninguém para trás”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.

Foto: Prefeitura/CCS

“Estar nesse congresso é muito importante, pois são os prefeitos e vereadores que têm o maior contato com os cidadãos e trazem para o governo do Estado as principais necessidades da população, nos mostram onde devemos direcionar os recursos. Teremos um governo municipalista de verdade, abrindo as portas do estado de verdade. Essa aliança do Executivo e Legislativo fomentará muitos frutos. Estamos prontos para tentar acertar e fazer o melhor para a população”, destacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Quero que os municípios contem sempre com o governo do Estado. Assumimos um compromisso da continuidade dos projetos em andamento. E também identificar outros projetos, outros convênios”.

Foto: Guilherme Sircili

Dentre os objetivos a serem cumpridos durante os três dias estão a aproximação entre prefeitos, vereadores, dirigentes municipais, responsáveis pelas gestões públicas municipais das autoridades e técnicos do governo do Estado e da União, responsáveis pelas políticas públicas; a prática da integração das administrações municipais, estaduais e federal; Propiciar aos gestores públicos uma amostra do que a Iniciativa Privada, Instituições Governamentais, o Terceiro Setor e o Sistema S, oferecem de mais avançado em produtos, serviços e tecnologias para a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelos municípios paulistas; Promover troca de experiências e capacitação de servidores municipais, além de incentivar as iniciativas consorciadas e o desenvolvimento das diversas regiões do Estado, buscando integração e objetivos comuns.