InícioCidadesPraça Salvador Spadoni será ‘suspensa’, com Nove de Julho passando por baixo...

Praça Salvador Spadoni será ‘suspensa’, com Nove de Julho passando por baixo dela

Túnel vai interligar avenidas Independência, Presidente Vargas e Nove de Julho; concluídas na parte interna, obras agora avançam para a praça

- continua após a publicidade -

Túnel vai interligar avenidas Independência, Presidente Vargas e Nove de Julho; concluídas na parte interna, obras agora avançam para a praça

Inaugurada em 1962, um dos ícones da região central, bem no encontro das avenidas Nove de Julho, Independência e Presidente Vargas, a praça Salvador Spadoni ficará suspensa, com o túnel em construção no local passando por baixo dela. As obras já estão praticamente concluídas na parte fechada do túnel, avançando agora para a praça, onde os trabalhadores já fazem a terraplenagem. 

Salvador Spadoni nasceu em 1882, em San Giovanni, na Itália, mas foi em Ribeirão Preto que ele se casou com Joana Spadoni, teve seis filhos e se dedicou às atividades do comércio e da indústria. Segundo o então prefeito Alfredo Condeixa Filho, o empreendedorismo de Spadoni muito colaborou para o desenvolvimento do município e, por isso, seu nome foi dado à pracinha, construída na confluência das três importantes avenidas.

Além da praça, um dos primeiros prédios da cidade – ainda em pé e em bom estado de conservação –, leva o nome de Salvador Spadoni: um edifício de sete andares, construído em 1955, na esquina das ruas Tibiriçá e Américo Brasiliense.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Obra avança

Com 67% das obras concluídas, o túnel tem data de entrega marcada para setembro deste ano.

A estruturação da parte coberta já está finalizada e nesta área faltam apenas os acabamentos a serem feitos na obra toda, quando tudo o mais estiver pronto.

As duas rampas de acesso também já estão finalizadas, com toda a parte elétrica e acabamentos internos prontos: a rampa norte, que dá acesso pela Independência e mede 78,41 metros, e a rampa sul, do lado da Presidente Vargas, com seus 124,26 metros de extensão.

O túnel mede, ao todo, 381 metros e exigiu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.

Agora, as equipes atuam na área descoberta, realizando a pavimentação da avenida Independência, na parte superior e no entorno do túnel, que começa na Avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre nos dois sentidos.

Dentro dele, haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas capazes de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos, também para contenção das águas das chuvas, além de passarela de segurança, com 1,2 metro de largura.

Parte do programa Ribeirão Mobilidade, o túnel da Nove de Julho vai beneficiar cerca de 9.000 usuários de ônibus e cerca de 2.400 veículos que circulam diariamente por ali somente nos horários de pico.

Praça será refeita e melhorada

Para que a obra do túnel pudesse se realizar, a Praça Salvador Spadoni foi totalmente desfeita e, nesta etapa, começa a ser reconstruída no mesmo local.

Como um jardim suspenso, ela ficará em cima do túnel, que terá cerca de um terço de sua estrutura passando por baixo dela.

No centro da praça, duas aberturas no chão darão vista ao túnel, que receberão ventilação por ali.

Além dos bancos que serão reinstalados, a praça ficará mais iluminada que antes e ganhará canteiros de flores e árvores.

Reposição ambiental

A praça vai receber boa parte das 642 mudas de árvores que serão plantadas ao longo da obra do túnel.

Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete jerivás de tamanho grande foram replantados em outros pontos da Independência, no sentido da avenida João Fiúza.

Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das 642 mudas a serem plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal para plantio em diversos pontos da cidade.

O túnel em números:

  • 381 metros de extensão (cerca de três quarteirões)
  • 178 metros de área fechada
  • 203 metros de rampas de acesso
  • 642 mudas de árvores plantadas
  • 9.000 usuários de ônibus por dia
  • 2.400 veículos somente nos horários de pico
  • 3 avenidas interligadas
foto ilustrativa

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌟 Davi, Primeiro Finalista do BBB24, Revela Sua Jornada no Reality: “Sofri Pra Caramba” 🌟

O Big Brother Brasil 24 chega ao fim na próxima terça-feira, dia 16 de abril de 2024!

🔥 Bayern x Köln Palpites – Saiba Onde Assistir, Horário e Escalações 13/04 🔥

Bayern e Köln entram em campo pela 29ª rodada da Bundesliga 2023/24. O jogo acontece neste sábado (13), na Allianz Arena, em Munique.

🏆 Campeonato Brasileiro: Palmeiras e Flamengo dominam, mas há esperança para outros clubes! 🌟

O equilíbrio do Campeonato Brasileiro sempre foi uma de suas maiores virtudes, mas nos últimos anos, temos visto um desequilíbrio nos títulos, com Palmeiras e Flamengo dominando a cena.

🎪 Quem é o “cara” responsável pelo poderoso marketing do Mirage Circus? 🎩

Como disse Marcos Frota em sessão especial " Não existe empresa sem Marketing" . Quem está por trás de toda essa estratégia? Nada menos que Sócrates Fernando, um nome que tem feito toda a diferença nos bastidores desse espetáculo.

Sertãozinho: Informes da semana da camara de vereadores para a população

Vestibular da UNIVESP, Exposição “O Mundo pelas mãos do Biel”, Título de Eleitor são assuntos em destaque no informativo da camara municipal
- PUBLICIDADE -