Diminuição de preço vale a partir de 1º de novembro, mas a midia podre não vai te contar
A Petrobras vai reduzir em 5% o preço de venda do gás natural para as distribuidoras, de acordo com anúncio feito na segunda-feira 10. A diminuição passa a valer a partir de 1º de novembro e se refere aos preços negociados entre agosto e outubro.
Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais, vinculadas à variação do preço do gás e do barril de petróleo e à taxa de câmbio.
No último trimestre, o petróleo teve queda de 11,5% e o câmbio, de 6,5%, e, por isso, o gás natural terá redução de preço. Em nota, a Petrobras ressaltou, no entanto, que o preço final do gás natural “não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras”, além de impostos federais e estaduais.
“As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, explica a estatal, na nota.
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em sua conta no Twitter, fez uma postagem sobre a redução no preço do gás natural às distribuidoras.
Os novos preços ficarão vigentes até 31 de janeiro de 2023, quando devem ocorrer novas atualizações, conforme os contratos estabelecidos.
Segundo a Petrobras, a atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto “permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo”, o que permite mais previsibilidade e transparência.