InícioEconomiaDeflação: IBGE registra queda nos preços pelo 3º mês seguido

Deflação: IBGE registra queda nos preços pelo 3º mês seguido

Os alimentos têm o maior peso no resultado de setembro

- continua após a publicidade -

Os alimentos têm o maior peso no resultado de setembro

Setembro foi o terceiro mês seguido de deflação no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda dos preços aparece nos dois principais indicadores do órgão que medem a variação do custo de vida no país. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em -0,29% em setembro, mantendo a sequência de queda de agosto (-0,36%) e de julho (-0,68%). E o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou -0,32% no mês passado, depois dos recuos de agosto (-0,31%) e de julho (-0,60%).

Com os recuos, o acumulado do ano para o IPCA caiu de 4,39% para 4,09%. E o INPC foi de 4,65% para 4,32%. Para 12 meses, o IPCA está em 7,17%. Nos dois índices, alimentação teve o maior peso para a queda de setembro, influenciando em praticamente 22% para o IPCA e 25% para o INPC.

“Os alimentos vinham apresentando crescimento desde o começo do ano, inclusive altas fortes em março (2,42%) e abril (2,06%)”, afirma Pedro Kislanov, gerente da pesquisa. “Essa queda de setembro [-0,51%] é a primeira desde novembro de 2021 (-0,04%).”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além disso, os transportes tiveram queda expressiva no IPCA (-1,98%).

“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA”, comentou Kislanov. “Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços.”

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -