Nós já avisamos que aconteceria: 72 casos de hepatite sem motivos no Brasil

Análises reúnem pacientes de dois meses a 16 anos; principais sintomas apresentados são pele e olhos amarelados, febre, vômito e dor abdominal. É só o começo dos efeitos da picada

0
660

Análises reúnem pacientes de dois meses a 16 anos; principais sintomas apresentados são pele e olhos amarelados, febre, vômito e dor abdominal.

É só o começo dos efeitos da picada ( Temos casos confirmados em Ribeirão Preto )

O Ministério da Saúde investiga 72 casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida no país, com seis mortes confirmadas até o momento. As informações constam na atualização mais recente da pasta, com dados divulgados até o último sábado (28). As mortes aconteceram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.

As análises reúnem pacientes de dois meses a 16 anos. No entanto, os casos suspeitos estão espalhados por 17 estados e, a maior parte, concentrada em São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o Ministério da Saúde, dos casos em investigação, 54,2% são em meninas e 45,8% em meninos. Os principais sintomas apresentados são, em ordem: icterícia (cor amarelada da pele ou olhos), febre, vômito e dor abdominal. A pasta também informou que 20 casos foram descartados.

No entanto, os números vêm revelando alta de casos: no boletim de 6 de maio, eram apenas sete casos monitorados, nos estados de Paraná e Rio de Janeiro. Na edição do dia 27, já eram 69, até chegar aos atuais 72.