Cia Libélulas apresenta amanhã, dia 31 de março em três horários o primeiro espetáculo online inspirado em Ribeirão Preto

A Companhia Libélulas se inspirou em Ribeirão Preto para contar três histórias visuais através do teatro de sombras: Povos do Aquífero Guarani, O Anão do Palace e Os Caiapós e o Velho Diabo

0
1137

A Companhia Libélulas se inspirou em Ribeirão Preto para contar três histórias visuais através do teatro de sombras: Povos do Aquífero Guarani, O Anão do Palace e Os Caiapós e o Velho Diabo.

Os espetáculos serão todos online pelas plataformas do Youtube e começam amanhã, dia 31 de março com Os Povos do Aquífero Guarani.

Para montar os espetáculos o grupo buscou inspiração em suas referências, na originalidade do seu povo e do bioma. Trazendo um encontro de fantasia e de identidade da cidade.

“Com esse projeto, pretende-se chegar à diversas audiências, os espetáculos foram elaborados para o público infanto-juvenil, porém a maneira em que é criado e pensado estes espetáculos de teatro de sombras, podem ser acessados por diferentes faixas etárias. Procuramos por uma diversidade do público e nesse trabalho damos um passo para a acessibilidade em Libras, para que possamos começar a dialogar artisticamente com o público surdo, principalmente na região de Ribeirão Preto”, conta Daniele Viola, Atriz-Sombrista e Produtora Executiva da Cia. Libélulas. 

O projeto “Sombras do Interior: rastros expressos em imagens” foi selecionado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 38/2020 e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre os espetáculos:   

Os Povos do Aquífero Guarani  –  Em um tempo que é anterior ao próprio tempo, os povos viviam sobre a terra, uma diferente de hoje. Eles eram magmáticos, viviam dentro de um vulcão. Suas gerações foram se transformando. E o tempo correu. Um dia decidem migrar para um lugar mais seguro, secreto, migram para o chão, passam por seus antepassados, e vão entrando o mais profundo que conseguem, chegam a mil metros abaixo da superfície. Lá se tornam seres de água. E como antes eram fogo, agora, são água. São cristalinos, eles se comunicam com outros seres terrestres, como as árvores e flores.

O Anão do Palace –  Um mistério. Anos 50. Ribeirão Preto. Tarde da noite, a ligação de uma mulher. A Policial que atende vai verificar o que ocorre no Hotel Palace. Ao adentrar ao local é surpreendida por uma pessoa, um ser, adulto e de baixa estatura. Depois deste encontro, ninguém mais ouve falar das pessoas envolvidas no estranho acontecimento, resta apenas um boato do Anão do Palace.

Os Caiapós e o Velho Diabo – Um povo vive harmoniosamente na região que hoje chamamos de Ribeirão Preto, plantam milho, mandioca, além de ervas e plantas medicinais. Sob os fortes raios solares, imersos na vegetação do cerrado, onde os Caiapós vivem. Até que os bandeirantes chegam invadindo as terras e causando destruição. Eles são liderados por um homem que é chamado por eles de Anhanguera, o Velho Diabo.

Programação:

31/03 – Os Povos do Aquífero Guarani

10h30 e 16h – Youtube da Biblioteca Sinhá Junqueira

19h – Youtube da Associação de Surdos de São Carlos

07/04 – O Anão do Palace

10h30 e 16h – Youtube da Biblioteca Sinhá Junqueira

19h – Youtube da Associação de Surdos de São Carlos

14/04 – Os Caiapós e o Velho Diabo

10h30 e 16h – Youtube da Biblioteca Sinhá Junqueira

19h – Youtube da Associação de Surdos de São Carlos

18/04 – Encerramento (apresentação dos 3 vídeos em sequência)

18h – Facebook da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB-UNIMA) e Youtube da Cia. Libélulas

Saiba mais em: https://m.facebook.com/cialibelulas  /

Instagram:   @cialibelulas

Contato: (48) 9 8815.4131 (WhatsApp)

Onde: Youtube

Gratuito e on-line.

Sobre a CIA. LIBÉLULAS: A Cia. Libélulas foi formada em 2015. Hoje a companhia trabalha em dois núcleos, um em Florianópolis/SC e outro em Ribeirão Preto/SP. Tem em sua trajetória seis espetáculos e a participação em festivais nacionais e internacionais. Atua, principalmente, nas linguagens do Teatro de Sombras, Máscaras Teatrais e Teatro Performativo. Sobre o projeto: O projeto “Sombras do Interior: rastros expressos em imagens”  foi selecionado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 38/2020 e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre Ribeirão Preto: É um dos maiores municípios do Estado de São Paulo, com uma área de 652,2 km² e com mais de 710 mil habitantes. Está há uma distância de 315km da Capital Paulista, numa altitude média de 546,8 m.   Ribeirão Preto foi fundada por fazendeiros em 1856. Em 1883 a cidade teve sua transformação através da plantação de café. Já foi também o maior produtor de açúcar e álcool do mundo. Hoje a cidade é conhecida como a “Capital do Agronegócio”, devido a sua alta produtividade no setor de agronegócio e tecnologia.