InícioSaúdeFinalmente OMS admite que vírus pode ter vazado de laboratório chinês

Finalmente OMS admite que vírus pode ter vazado de laboratório chinês

Médicos e Jornalistas Chineses que tentaram alertar o mundo no inicio desta situação, "sumiram", mas quem fala sobre isso? A OMS agora descobriu o ovo de Colombo.

- continua após a publicidade -

A OMS afirmou nesta terça-feira (9) que é improvável que o novo coronavírus tenha vazado de um laboratório de Wuhan, na China, onde o surto de Covid-19 começou, embora ainda não tenha conseguido determinar a origem do vírus.

O especialista em segurança alimentar e doenças animais da OMS, Peter Ben Embarek, que está liderando a investigação sobre a origem do vírus na China, afirmou que muito provavelmente o Sars-Cov-2 passou para os humanos por meio de uma espécie intermediária, embora não se saiba qual. Ele admitiu que “investigações mais específicas e precisas” para comprovar esta teoria são necessárias.

foto internet

Depois do surto de Sars na China em 2002, o Instituto de Virologia de Wuhan passou a coletar extensas amostras de coronavírus. Isso levou a suspeitas, não comprovadas, de que o novo coronavírus pode ter acidentalmente vazado do laboratório, infectando a comunidade.

A China nega essa possibilidade, mas a falta de transparência do governo desde o início da pandemia e a resistência que impôs à investigação sobre a origem da doença têm o efeito de promover teorias como esta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma equipe de especialistas designados pela OMS só conseguiu entrar no país para investigar o vírus um ano depois que os primeiros casos de Covid-19 se tornaram públicos, após meses de negociação com Pequim.

FOTO ARQUIVO

“A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no homem”, declarou Ben Embarek, ao encerrar a visita da equipe da OMS a Wuhan – que foi o primeiro passo da investigação sobre a origem do vírus. “Na verdade, ela não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros”.

Foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -