Pontal fecha lotéricas e bancos na fase emergencial

Mesmo com serviço financeiro fechado as contas devem ser pagas em dia. Prefeito ainda fecha supermercados, postos de combustíveis e farmácias aos finais de semana

0
1237

Um decreto publicado pelo prefeito de Pontal, Zé Carlos (PSL), fecha agências bancárias, casas lotéricas, supermercados, postos de combustíveis e até farmácias em dias determinados durante a fase emergencial do Plano São Paulo.

As medidas, segundo o chefe do Executivo, devem ajudar a reduzir a transmissão do coronavírus na cidade. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado no domingo (14), Pontal tem 3.016 casos confirmados de Covid-19 e 79 mortes pela doença.

“A gente percebeu que os nossos índices tinham começado a aumentar e houve a necessidade de algumas restrições. No caso das agências bancárias, por exemplo, fecham três dias da semana para a gente abaixar um pouco esses números”, disse.

O prefeito afirmou que busca recursos para a abertura de sete leitos de internação para pacientes com Covid-19.

foto arquivo

Serviços financeiros

Com o novo decreto, as lotéricas fecham até domingo (21). Bancos, incluindo caixas eletrônicos dentro e fora das agências, estão proibidos de funcionar nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 25 e 30 de março.

Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o setor se esforça para manter os serviços financeiros, de forma a não prejudicar os clientes, e que está alinhada às regulamentações locais, federais e aos demais regulamentos do Banco Central.

“Considerando que as regulamentações do Banco Central determinam que não é feriado bancário nestes dias, recomendamos a utilização de canais eletrônicos, como internet banking e mobile Banking, que permanecem à disposição dos clientes.”

Restrição aos sábados e domingos

Aos finais de semana, até mesmo estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis e farmácias, devem ficar fechados das 20h de sábado às 5h de segunda-feira. Neste período, apenas a Santa Casa poderá operar normalmente.

A venda de bebidas alcoólicas está proibida aos sábados e domingos.

Regras do decreto

Além do fechamento do comércio, bares, restaurantes, academias e salões de beleza, ficam proibidos competições esportivas, sistema de take away na porta dos estabelecimentos comerciais, cultos religiosos, abertura de parques e de lojas de material de construção. Órgãos públicos fecham.

Casas lotéricas

  • Proibido o funcionamento de 15 a 21 de março.

Agências bancárias e caixas eletrônicos

  • Proibido o funcionamento nos dias 16, 17 18, 23, 24, 25 e 30 de março;
  • Caixas eletrônicos independentes (24h) devem seguir as mesmas regras.

Venda de bebidas alcoólicas

  • Proibida aos finais de semana.

Supermercados e farmácias

  • Permitido entrar apenas uma pessoa por família;
  • Capacidade máxima de 20%;
arquivo

Delivery e drive thru

  • Delivery liberado para todos os segmentos varejistas 24 horas por dia, de segunda-feira a sábado.
  • Sistema drive thru pode funcionar de segunda-feira a sábado, das 5h às 20h.
  • Os sistemas take away e take out estão proibidos. Ou seja, os clientes não podem retirar mercadorias na porta das lojas.

Eventos, convenções e atividades culturais

  • Atividade não permitida.

Finais de semana

  • Proibido o funcionamento de estabelecimentos essenciais e não essenciais das 20h do sábado, às 5h da segunda-feira, entre os dias 20 e 22 de março e 27 e 29 de março;
  • Apenas a Santa Casa poderá funcionar.