A UBDS Central (Unidade Básica e Distrital de Saúde – Central) localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, passa a atender, a partir desta quarta-feira, dia 10, exclusivamente pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
A estrutura do segundo Polo Covid de Ribeirão Preto terá a mesma função do Polo Covid implantado na UPA da avenida 13 de Maio, com atendimento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respiratórias e febre – principais sintomas do novo coronavírus. Outras comorbidades serão direcionadas às demais unidades de saúde da cidade.
A UBDS Central dispõe de 38 leitos, sendo três de UTI, com estrutura para intubação, dez com monitorização e 25 leitos de enfermaria, dos quais 15 para medicação, sete para observação adulto e três isolamentos.
Com a medida, os atendimentos de atenção básica que eram feitos na unidade de saúde serão transferidos temporariamente para o Núcleo de Gestão Assistencial – NGA, na rua Minas.
Os atendimentos odontológicos de urgência serão transferidos para a UBDS Vila Virgínia.
Aumento de leitos no Hospital Santa Lydia
Outra ampliação na assistência aos pacientes e combate à pandemia na cidade é a criação de mais sete leitos de UTI no Hospital Santa Lydia.
Na primeira fase da pandemia, em meados de 2020, a instituição já havia criado 19 leitos de UTI, e agora, o hospital conta com 35 leitos de UTI e 15 de enfermaria.
Polo Covid – UPA Treze de Maio
Já no Polo Covid-19 que funciona nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida Treze de Maio, foram criados mais sete novos leitos de enfermaria, além de reforço na equipe com a contratação de mais oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e 18 médicos.
Com a ampliação, o Polo Covid passa a ter cinco leitos de UTI e 49 leitos assistenciais com monitoramento.