Antifa é o termo abreviado de antifascismo, que nomeia um movimento político que se dedica a combater o fascismo pelo mundo.
Antifa é um movimento em que pessoas ou grupos fazem oposição declarada a todas as formas de manifestação de fascismo, como a militância ativa de um partido político ou de um movimento que tenha em sua ideologia o apoio a preconceitos ou à discriminação social, econômica, cultural e racial.
Como surgiu o movimento antifa?
O movimento antifa surgiu na década de 1920, a partir da formação de um grupo de pessoas que ficou conhecido como a Internacional Comunista da União Soviética (Comintern ou Komintern em alemão).
O grupo começou a se organizar durante a realização do Terceiro Congresso Mundial em Moscou no ano de 1921.
O objetivo principal da criação da Comintern era reunir grupos de esquerda para tentar organizar uma revolução comunista.
No ano seguinte, durante a realização do Quarto Congresso Mundial em Moscou, a Internacional Comunista reuniu partidos de esquerda e começou a fortalecer sua ideologia contra o fascismo.
Características do movimento Antifa
Ainda que o movimento Antifa seja classificado como uma organização de esquerda ou de extrema-esquerda os seus apoiadores apenas fazem um antagonismo à ideologia de extrema direita, sem promover iniciativas que determinem outro sistema político.
Ou seja, trata-se de um movimento que se posiciona como contrário ao fascismo.
O movimento também não tem o objetivo de participar de eleições ou de influenciar a aprovação de leis e suas estratégias se baseiam em táticas que são apoiadas em um forte discurso contra o capitalismo.
Também são usadas ações que se parecem mais com o movimento anarquista do que com a esquerda tradicional.
Um bom exemplo disso é o fato de que os antifa já consideraram a violência um método válido durante a realização de protestos populares.
Atualmente os antifa possuem grupos espalhados em diferentes países e os mais ativos estão nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha e no Brasil.
O grupo alemão, por exemplo, é um dos mais antigos grupos antifascistas do mundo. Foi fundado em 1932 como um grupo de extrema esquerda que fazia oposição ao nazismo, que durou de 1933 a 1945.
Antifa no Brasil
No Brasil o movimento Antifa teve início em São Paulo no ano de 1933 com a criação da Frente Única Antifascista (FUA), que fazia oposição ao integralismo que nascia no país. O integralismo era um movimento político considerado de extrema direita.
Os grupos antifa eram formados principalmente por sindicalistas, anarquistas e comunistas vindos de vários pequenos grupos que também eram contrários às ideias de integração.
Também faziam parte da FUA membros do Partido Socialista Brasileiro e da Liga Comunista.
Hoje em dia existem grupos antifascistas espalhados pelo Brasil.
Em alguns locais estes grupos são bem articulados, porém, em outras regiões do país a população pouco sabe sobre fascismo e não existem grupos antifa locais.
Nos Estados Unidos da America, os antifas aproveitaram a morte de um rpaza negro e decidiram colocar fogo em cidades e já se tem noticia de ao menos um comerciante morto a socos e chutes, praticados por este grupo radical.
Confrontos entre manifestantes e polícias voltam a abalar cidades dos Estados Unidos, na sequência da morte do afro-americano George Floyd. 1.400 pessoas foram detidas.
“Temos o exército preparado”, garante Donald Trump.
Também no Twitter, Trump frisou que o Governo vai usar “o poder ilimitado do Exército”, bem como levar a cabo detenções, caso os governos dos estados não endureçam as suas medidas para travar a violência