InícioMundoOMS diz que nunca aconselhou confinamento para ao combate ao coronavírus

OMS diz que nunca aconselhou confinamento para ao combate ao coronavírus

Segundo ela, governantes seguiram os passos de Wuhan, sem controlar rigidamente os infectados. E agora como ficam os defensores do #ficaemcasa, João trancarua e o Burro Covas? Vai ter coragem de ler e compartilhar?

- continua após a publicidade -

“A OMS jamais aconselhou de colocar um país em confinamento para combater a pandemia”, declarou a porta voz da OMS, Margaret Harris,

ao Sydney Morning Herald.

Segundo ela, vários países seguiram os passos de Wuhan para lidar com a epidemia, sem controlar rigidamente os infectados e isolar as pessoas em contato com estes.

Ouvi muitos chamarem Bolsonaro de louco por defender esta posição. Mas Doria preferiu segui o exemplo do epicentro da doença na China.

Ao aplicar medidas de confinamento total, vários países seguiram o exemplo das autoridades Chinesas em Wuhan, com o surgimento do Covid-19.

Entretanto, estas medidas não foram implementadas totalmente, segundo Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Sydney Morning Herald.

Nós jamais dissemos para aplicar medidas de confinamento. Nós sugerimos que se fizesse o acompanhamento, delineamento, isolamento e tratamento

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entretanto, para as regiões onde o coronavírus se espalhou rapidamente, “os governantes chegaram ao ponto de colocar os seus países em quarentena, porque eles não se encontravam em condições de saber onde se daria a maior parte das transmissões”, afirmou a Dra. Harris.

O confinamento não é o suficiente

Além disso, esses países garantiram a eficácia da aplicação destas restrições, após ver que elas funcionaram em Wuhan. Exceto que eles não aplicaram todas as medidas:

Mas eles não levaram em conta coisas que também aconteceram em Wuhan: que houve um acompanhamento rigoroso dos [indivíduos que tiveram] contato; um isolamento rigoroso das pessoas que estiveram em contato [com infectados]; se certificaram que estas pessoas não iriam a lugar algum; e também uma triagem massiva. Portanto, fez-se muito mais do que simplesmente fechar a região.

Conselhos para encerrar o confinamento

Segundo ela, os países que tenham a intenção de encerrar o confinamento precisam localizar os focos de transmissão para isolá-los.

“Vocês devem ser capazes de separar as pessoas infectadas das saudáveis”, continuou a porta-voz da OMS.

Ela avisa que o mundo não derrotou a pandemia ainda, pois a propagação do vírus está apenas começando no Leste Europeu e na Rússia.

Embora a OMS tenha se engajado em analisar as consequências da pandemia de forma autônoma – algo que representa uma prática habitual, durante as grandes epidemias –, a organização não se opõe a qualquer investigação independente, reafirmou Margaret Harris.

[*] Editorial. L’OMS dit ne jamais avoir conseillé le confinement contre le coronavirus. Sputnik France, 27 de abril de 2020.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A Menina e o Pássaro Encantado: Uma Jornada Circense Através do Amor, Saudade e Liberdade em Ribeirão Preto

Emoção, acrobacias e a beleza do conto de Rubem Alves em um espetáculo imperdível para todas as idades!

⚽ Rosario Central x Atlético-MG: Saiba Onde Assistir ao Jogo da Libertadores 🔥

Rosario Central e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

VOEPASS realiza campanha para ajudar população do Rio Grande do Sul

Empresa levará doações para vítimas das chuvas que atingiram a região. Voo sai nesta terça de Ribeirão Preto

Sertãozinho: Confira o que é noticia na camara de vereadores

Aviso sobre a vacina da dengue, exposição “Conexão”, e dicas sobre os ultimos dias para regilarizar os titulos de eleitores.

🍫 Cory Alimentos Lança Campanha “Papo de Mãe” com Frases Típicas em Embalagens de Chocolate 🍫

A ideia é trazer frases que as mães brasileiras costumam dizer, tornando o produto mais divertido e atraente para o público. Quem nunca ouviu uma dessas recomendações clássicas?
- PUBLICIDADE -