Pacientes com sintomas leves da covid-19 serão tratados em casa com hidroxicloroquina, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
Conforme anúncio foi feito em redes sociais, nesta sexta-feira, 15, pelo prefeito Marcus Soliva (PSB) a cidade de 121 mil habitantes será a primeira a fazer tratamento domiciliar com o uso da droga.
Médicos e pesquisadores não recomendam o uso do medicamento para pacientes com sintomas leves de coronavírus – o Ministério da Saúde admite o uso para pacientes em estado grave ou crítico.
Conforme o prefeito de Guaratinguetá, estudos indicam que, para tratar pacientes ainda na fase viral (primeira fase) contaminados pelo coronavírus, a hidroxicloroquina, azitromicina e sulfato de zinco são eficientes.
“Diante disso, nossa Secretaria da Saúde está iniciando um novo protocolo tratando os pacientes com esses medicamentos em domicílio (pacientes na primeira fase do vírus), evitando a ida aos hospitais, já que o tratamento pode ser feito em casa por um profissional da rede de saúde pública”, postou.