InícioCidadesVLI realiza limpeza das margens da linha férrea em RP

VLI realiza limpeza das margens da linha férrea em RP

- continua após a publicidade -

A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que passa por Ribeirão Preto, está limpando as margens da ferrovia em maio. A ação teve como objetivo retirar o excesso de vegetação, além de lixo doméstico e entulho descartados de maneira irregular em alguns pontos da linha férrea na área urbana da cidade.

 

A equipe de limpeza já roçou áreas nos bairros Quintino Facci II e Adelino Simioni. Além da roçada, a expectativa é recolher toneladas de lixo e entulho. No segundo semestre de 2017 a atividade nos bairros Vila Mariana e Vila Carvalho resultou no recolhimento de mais de 200 toneladas de resíduos. Mesmo assim, o despejo irregular supera os esforços do trabalho de coleta nessas áreas. Por isso, a VLI também promove campanhas de segurança ao longo do ano que esclarecem sobre os riscos e transtornos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na ferrovia.

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A limpeza e roçada é feita regularmente e a ferrovia utiliza vagões e retroescavadeira. A atividade conta com o apoio da prefeitura. “A VLI possui um cronograma de manutenção das áreas próximas da linha férrea. Além disso, buscamos conscientizar a comunidade do entorno da ferrovia sobre o descarte inadequado de resíduos na faixa de domínio, prática que compromete tanto a qualidade de vida da população quanto a operação ferroviária”, explica o gerente de Manutenção de Via Permanente da VLI, Diógenes Segantini.

 

Modernização em Ribeirão Preto

A linha que passa pelo município tem cerca de 30 anos de uso e está sendo totalmente modernizada. A região contará com 50 quilômetros renovados em 2018. Essa melhoria contempla a troca dos dormentes, a substituição de trilhos, a renovação de lastro e a correção geométrica da via, que representam um nível maior de segurança operacional. Além disso, esses trabalhos também contribuem, por exemplo, para a diminuição das interdições e restrições causadas por danos em componentes da via, consequentemente, ampliando a segurança e a disponibilidade da linha para a circulação dos trens. Com a conclusão desse trecho a região passará a contar com 107 quilômetros com dormentes de concreto, e no ano que vem, esse número salta para 157. “O uso deste tipo de dormente não só aumenta a confiabilidade, segurança como também amplia muito a durabilidade da via”, explica Mário Felipetto, gerente geral do Corredor Centro-Sudeste. Desde 2014 já foram investidos mais de 200 milhões em serviços de remodelação e renovação da linha que compõe a FCA.

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -