InícioLazer e CulturaSKAFANDROS ORKESTRA LANÇA NOVO DISCO NO SESC RIBEIRÃO

SKAFANDROS ORKESTRA LANÇA NOVO DISCO NO SESC RIBEIRÃO

- continua após a publicidade -

O Sesc Ribeirão recebe no dia 21 de junho, quinta-feira, às 20h30, o show de lançamento do disco Fubah, segundo trabalho do grupo brasileiro de ska instrumental Skafandros Orkestra. O álbum apresenta a banda, formada por 11 músicos, com uma sonoridade rica e vibrante, promovendo a mistura do ska jamaicano com a música afro-brasileira.

Com repertório totalmente autoral, o novo disco estabelece um diálogo de ritmos brasileiros, como o ijexá, jongo, frevo, coco e maracatu, com o ska, gênero musical gestado na Jamaica, no final da década de 1950, a partir da fusão de sonoridades caribenhas, como o mento e o calipso, com o jazz e rhythm and blues.

Formada em 2011, em Campinas (SP), e composta por 11 músicos, a Skafandros Orkestra é conhecida por promover a ligação entre o Brasil e Jamaica, com destaque para rica estrutura harmônica, rítmica e orquestral de sua sonoridade.

O primeiro disco do grupo foi lançado em 2013. Intitulado Train to SkaVilla, o trabalho propunha um diálogo entre a linguagem e o ritmo do ska jamaicano e as composições do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  O álbum definiu bem os rumos musicais que a banda seguiria. A elaboração e o tratamento orquestral com formação instrumental e a influência de estilos musicais brasileiros e suas possíveis mediações com o ska são referências do som do grupo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Esse processo foi aprofundado com o mergulho dado pelos músicos da Skafandros na obra de outros grandes criadores da música popular brasileira, como Moacir Santos e Dorival Caymmi, o que resultou em um DVD de um show ao vivo do grupo. A partir de 2016, os músicos foram mais longe na busca por um original ska instrumental brasileiro.

Da vivência e formação em rítmica e percussão afro-brasileira com o percussionista Chico Santana, nasceram as composições inspiradas no balanço do ska com toques dos tambores de jongo, na cadência ritmada do coco, nos atabaques do candomblé de ketu, como ijexá e o alujá, e no calor do frevo, que deram origem ao novo disco Fubah. Essa nova fase do grupo trouxe o percussionista Cris Monteiro para a banda e promoveu a troca do teclado pela sanfona de Edu Guimarães. Receita de mais brasilidade para o som da Skafandros Orkestra.

Com essa nova estética nas composições e arranjos o grupo encontrou o nome certo para dar a liga ao trabalho. Victor Rice, renomado baixista e produtor de Nova York radicado no Brasil, aficionado pela sonoridade jamaicana dos anos 60 e 70, foi responsável por gravar e mixar o disco Fubah.  Rice fez parte de grandes bandas do gênero ska e já produziu outros inúmeros grupos, como New York Ska-Jazz Ensemble, Stubborn All-Stars, The Scofflaws, Slackers, Pietasters, Easy Star All-Stars, entre tantos. No Brasil, já mixou discos da Céu, Karina Buhr, Anelis Assumpção e João Donato. Com Elza Soares venceu o Grammy Latino com o álbum A Mulher do Fim do Mundo.

É esse trabalho que marca a nova fase da Skafandros Orquestra e que chega ao Sesc Ribeirão Preto com a turnê de lançamento do disco Fubah e torna o som do grupo inconfundível e original dentro do panorama do ska instrumental.

SERVIÇO

SHOW

LANÇAMENTO DO CD FUBAH DA SKAFANDROS ORKESTRA

Dias 21/06, quinta-feira, 20h30.

Local: Galpão. 400 lugares.

Classificação: 16 anos.

Grátis.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

 

Sesc Ribeirão Preto

Rua Tibiriçá, 50, Centro

Assessoria de Imprensa

(16) 3977-4461

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -