InícioEspeciaisVoluntarios do Sertão19ª edição dos Voluntários do Sertão terá como sede Poções (BA) e...

19ª edição dos Voluntários do Sertão terá como sede Poções (BA) e beneficiará mais de 9 municípios

- continua após a publicidade -

Em 2019, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão acontece de 28 de abril a 03 de maio.

A cidade que irá sediar o evento neste ano é Poções, na Bahia. No entanto, o mutirão irá beneficiar moradores de pelo menos outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí.
Destas cidades menores, três delas já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria – Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra.
O município de Mirante, em 2008, já foi destaque na imprensa por registrar o menor PIB do Brasil.
Em razão da grande estrutura necessária para a realização do evento, todos os pontos de atendimento estarão centralizados em Poções. No entanto, para os demais municípios, que contam ainda com mais pessoas na fila de espera dos serviços de Saúde, serão oferecidos meios de locomoção para levar essas pessoas aos pontos de atendimento.
O presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira – o Dorinho – explica como será ação de atendimentos para estes municípios. “Já é tradição que os mutirões ofereçam atendimentos para os municípios vizinhos, mas este ano será diferente, pois a cidade de Poções cordialmente aceitou receber nossa estrutura justamente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em algum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atuação”.
Este ano, mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuar como voluntários na ação.
Destes, foram selecionados 350 pessoas, que trabalharão diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.
“A região de montanhas e caatinga registra índices de famílias vivendo em situação de miséria extrema. E são regiões assim que mais precisam da atuação dos nossos voluntários e parceiros, com toda a estrutura de qualidade em atendimentos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Pereira, gestora da Organização Voluntários do Sertão.
Dorinho explica que o objetivo do mutirão social é oferecer atendimentos e serviços completamente gratuitos para a população atendida.
“Completando 19 anos de história, já conseguimos oferecer atendimentos para as principais vertentes de Saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, oferecimento de óculos de grau, orientações, enfim. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito à essas pessoas”.
A edição de 2018 do mutirão aconteceu de 28 de abril a 03 de maio, no município de Santa luz, Bahia.
Somente nesta edição foram realizados mais de 45 mil atendimentos e procedimentos.
O mutirão começou no ano 2000. De lá pra cá, mais de três mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.
O portal emRibeirão acompanhara todo o percurso e enviara boletins diários com fotos e vídeos dos atendimentos e historias de moradores da região

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -